Geral

Justiça reconhece acordo entre CCR Barcas e Governo do RJ

O termo prevê a ampliação do acerto entre as partes por mais 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O impasse sobre a continuidade do serviço das barcas, que fazem a travessia da Baía da Guanabara, parece ter chegado ao fim. A Justiça homologou nesta quinta-feira (02) o acordo entre a CCR Barcas, concessionária que presta o transporte de passageiros, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O termo prevê a ampliação do acerto entre as partes por mais 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período. Nesse prazo, o Estado realizará novo processo licitatório, depois de estudos contratados para nova modelagem do transporte aquaviário, com entidades acadêmicas como a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A polêmica sobre a continuidade da prestação do serviço se arrasta há semanas, quando a concessionária anunciou que, devido a dificuldades financeiras, tinha condições de continuar o trabalho apenas até esta sexta-feira. O contrato de concessão das barcas expirou em 12 de fevereiro e, desde então, o serviço funcionava sustentado por meio do acordo feito pela CCR e o Governo fluminense, mas que estava pendente de homologação na Justiça.

De acordo com a última decisão, o Estado reconhece ser devedor de indenização à CCR Barcas, pelo serviço público prestado desde o início da concessão. O Termo do Acordo apresenta um cronograma de pagamentos.

Em nota, a CCR informou que a decisão, além de reafirmar os esforços de ambas as partes no sentido de manter a continuidade da prestação do serviço, garante segurança jurídica e sustentabilidade do negócio.

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Cláudio Castro comemorou o acordo. Segundo ele o valor da indenização foi reduzido em 40% e a manutenção da operação assegurada. Castro também garantiu a nova licitação e disse que, em hipótese alguma, haverá descontinuidade do serviço prestado à população.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi - 03/03/2023 16:00:16. Última edição: 03/03/2023 16:00:16

Tags: CCR Barcas Barcas Governo Rio Governo RJ

Leia também:

Lula entrega 1.440 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso

Projeto do governo é entregar dois milhões de residências até 2026. Para o presidente, é preciso ainda criar um programa habitacional que atenda à classe média-baixa.

Busca por desaparecido é retomada nesta sexta-feira em São Sebastião

Busca por desaparecido é retomada nesta sexta-feira em São Sebastião

Fortes chuvas atingiram a região durante o carnaval e causaram 65 mortes. Até o momento 570 pessoas foram transferidas para hotéis e pousadas da região.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi