Geral

Lei institui 21 de março como Dia Nacional de Tradições Africanas

Data reverencia tradições de matrizes africanas e nações do candomblé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Lei institui 21 de março como Dia Nacional de Tradições Africanas
© Imagem de Arquivo/Fábio Pozzebom/ Agência Brasil

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (6), a Lei nº 14.519 foi aprovada pela Câmara dos Deputados (como PL 2.053/22) no dia 21 de dezembro de 2022 e encaminhada à sanção presidencial.

A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.

Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 06/01/2023 09:40:09. Última edição: 06/01/2023 09:40:09

Tags: Undefined

Leia também:

Prefeitura do Rio ganha Centro Especializado de Atendimento à Mulher

O espaço oferece atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico.

Centro-oeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (6)

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, tem nesta sexta-feira (6) tempo claro com sol pela manhã e sol entre muitas nuvens à tarde. Os termômetros registram mínima de 18 e máxima de 27º C. A umidade do ar fica entre 40 e 100%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi