Geral

Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares é assassinada na Bahia

Criminosos invadiram o terreiro da comunidade, fizeram familiares reféns e executaram a Mãe Bernadete a tiros

Na Bahia, foi assassinada a líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá Maria Bernadete Pacífico. Criminosos teriam invadido o terreiro da comunidade, feito familiares reféns e executado Mãe Bernadete a tiros.

Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares é assassinada na Bahia

Mãe Bernadete foi Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e era Coordenadora Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a Conaq. E a repercussão do caso foi imediata.

O Ministério da Igualdade Racial informou que, nesta sexta-feira (18), uma comitiva, junto aos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, estará na Bahia para acompanhar de perto o caso e também para atendimento às vítimas e familiares, assegurando que seja garantida a proteção e defesa do território. Também será convocada uma reunião extraordinária do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Religioso.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, determinou o envio das equipes do Ministério para Simões Filho.

Já o governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, manifestou indignação e determinou que as Polícias Militar e Civil sejam firmes na investigação.

Mãe Bernadete é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Ouvido pela Agência Brasil, Denildo Rodrigues, da Conaq, avalia que Bernadete foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pela execução de Binho.

Segundo Denildo, as lideranças das comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho são ameaçadas permanentemente por grupos ligados à especulação imobiliária, interessados em ocupar os territórios.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 18/08/2023 09:25:09. Última edição: 18/08/2023 09:25:09

Tags: Quilombo Pitanga Dos Palmares Assassinato Mãe Bernadete

Leia também:

Exposição, no Rio, destaca cultura negra em desenho hiper realista

Exposição, no Rio, destaca cultura negra em desenho hiper realista

A meta é transportar o visitante para um universo de expressões culturais e mostrar a influência da ancestralidade africana presente na vida brasileira cotidiana.

Rio concede medalha Tiradentes a congolês assassinado em quiosque

Rio concede medalha Tiradentes a congolês assassinado em quiosque

Refugiado, Moïse Kabagambe trabalhava na Barra da Tijuca. Foi cobrar diárias de trabalho que lhe eram devidas e acabou sendo espancado a pauladas e assassinado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi