Geral

Liminar garante saída de moradores de zonas de risco em Caraguatatuba

Decisão abrange diversas áreas de município do litoral paulista

A Justiça de São Paulo concedeu liminar que permite a retirada de famílias que vivem em áreas de risco de Caraguatatuba, litoral norte do estado, para que sejam levadas a abrigos seguros. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da prefeitura de São Sebastião, município também localizado no litoral norte.

Liminar garante saída de moradores de zonas de risco em Caraguatatuba
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Desde o último domingo (19), a região enfrenta as consequências de temporais. Desde o último domingo (19), a região enfrenta consequências de temporais. Até o momento, 48 mortes foram confirmadas, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba.

No estado, as chuvas deixaram 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas. A situação fez com que o governo de São Paulo decretasse estado de calamidade pública nos municípios atingidos.

As áreas incluídas na decisão judicial são: Boiçucanga, Juquehy, Cambury, Barra do Sahy, Maresias, Paúba, Toque Toque Pequeno, Barra do Una, Barequeçaba, Varadouro, Itatinga, Olaria, Topolândia, Morro do Abrigo, Enseada e Jaraguá. Outras áreas podem ser identificadas e incluídas na lista, conforme esclarece o governo estadual, em nota.

A medida tem caráter preventivo e provisório e deve acabar assim que "a situação climática esteja favorável”, diz o documento que detalha a decisão. O entendimento da Justiça é que a transferência compulsória será feita "em último caso".

O governador Tarcísio de Freitas permanece na região para acompanhar as ações de resgate e acolhimento das vítimas e de reparação de acessos aos bairros mais afetados. Ele afirmou que a medida de retirada dos habitantes de zonas vulneráveis surgiu como solução e se comprometeu a aplicá-la somente quando houver, de fato, necessidade.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nádia Franco - 22/02/2023 13:50:06. Última edição: 22/02/2023 13:50:06

Tags: São Paulo Caraguatatuba Chuvas Áreas De Risco

Leia também:

Evolução é o primeiro critério de desempate do Grupo Especial do Rio

Evolução é o primeiro critério de desempate do Grupo Especial do Rio

Presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, disse que a lotação do Sambódromo neste ano mostrou que o público sabe que os desfiles na Passarela do Samba são um grande espetáculo.

Rio registra aumento de 66% no volume de chuva em fevereiro

Rio registra aumento de 66% no volume de chuva em fevereiro

Para hoje, ainda há previsão de chuva. O dia terá céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no período da tarde.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi