Geral

Lítio da América Latina está na mira de interesses internacionais

O mineral é usado na indústria de fármacos, plásticos e baterias

A busca do lítio para abastecer a indústria de eletrônicos coloca a América Latina, mais uma vez, na mira de interesses internacionais pela extração do mineral. A avaliação é de especialistas em relações internacionais e em economia mineral.

O lítio é usado na indústria de fármacos, de plástico, mas principalmente na produção de baterias de celulares, computadores e até de carros elétricos. A participação do segmento de baterias chega a 75% da demanda. Isso coloca o lítio como uma matéria "crítica", estratégica para "energia limpa" nas próximas décadas.

A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que o crescimento de carros elétricos vai triplicar até 2030. As maiores produtoras de lítio do mundo, trabalham com taxas médias de crescimento, em torno de 20% ao ano.

Acontece que 60% das reservas mundiais do minério estão no chamado "Triângulo do Lítio", que abrange o norte do Chile, da Argentina e parte da Bolívia. Pelo fato da Bolívia, por exemplo, não ter tecnologia para extração, o país já abriu espaço para atuação de empresas chinesas.

De acordo com o professor de economia mineral e geologia econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Daniel Pasin, é necessário que os países discutam uma forma sustentável de extração, levando em conta a proteção do solo, das águas e também das populações. Ele explica que somente uma balança positiva gerada pela exportação de Lítio não significa o mesmo para a indústria nacional:

No Brasil, um decreto federal do ano passado abriu as operações de comércio exterior de lítio. Atualmente, são três as principais empresas do setor. De acordo com Carlos Potiara Castro, pós-doutor em Relações Internacionais e professor da Universidade do Pará, esse decreto foi estabelecido na contramão de medidas de proteção estratégicas tomadas por outros países latino-americanos.

A participação das reservas de lítio no Brasil, principalmente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, tem sido revisada nos últimos anos. A descoberta de novas tecnologias de extração fez com que o país alcançasse 8% das reservas mundiais, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. 

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas - Pedro Lacerda - 17/04/2023 14:45:08. Última edição: 17/04/2023 14:45:08

Tags: Litio Baterias

Leia também:

Governador de São Paulo cancela compromisso após passar por cirurgia

Governador de São Paulo cancela compromisso após passar por cirurgia

Tarcísio de Freitas passa bem e seguirá agendas internas no Palácio dos Bandeirantes durante a semana. A cirurgia é complemento de intervenção feita em Londres, após crise renal.

Grupo de trabalho vai buscar melhorar oferta de gás natural

Grupo de trabalho vai buscar melhorar oferta de gás natural

Em entrevista concedida em evento na Fiesp, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que o gás é essencial para diversos setores industriais brasileiros.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi