Geral

Lula afirma que “tentações autoritárias” ameaçam democracia

Presidente agradeceu apoio depois de atos golpistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “tentações autoritárias” ameaçam a democracia e agradeceu o apoio de países latino-americanos e caribenhos depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Lula discursou nesta terça-feira na abertura da 7ª reunião de Cúpula da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que acontece na Argentina.

Lula afirma que “tentações autoritárias” ameaçam democracia
© Ricardo Stuckert/ PR

A Celac reúne todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Lula defendeu a integração das nações e a importância do grupo para enfrentar desafios globais, como a pandemia de covid-19 e a mudança do clima.

O presidente brasileiro pediu apoio à candidatura do Brasil para receber a COP-30 em 2025. Para ele, é dos países da região Amazônica a liderança das ações para proteção do bioma.

Lula defendeu união de esforços para redução da desigualdade, e a garantia de direitos como educação, saúde e trabalho, além de respeito aos povos originários.

A Celac foi criada em 2010 para promover o diálogo e a cooperação regional em temas como desenvolvimento, saúde, alimentação e energia.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 24/01/2023 15:50:12. Última edição: 24/01/2023 15:50:12

Tags: Lula Atos Golpistas Celac

Leia também:

Justiça paulista arquiva inquérito sobre morte em campanha eleitoral

No dia 17 de outubro, o então candidato a governador Tarcísio de Freitas visitava um polo universitário em Paraisópolis quando ocorreu um tiroteio, no qual morreu Felipe Silva de Lima.

Justiça paulista arquiva inquérito sobre morte na campanha eleitoral

No dia 17 de outubro, o então candidato a governador, Tarcísio de Freitas visitava um polo universitário em Paraisópolis, quando ocorreu um tiroteio, no qual morreu Felipe Silva de Lima.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi