O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “tentações autoritárias” ameaçam a democracia e agradeceu o apoio de países latino-americanos e caribenhos depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Lula discursou nesta terça-feira na abertura da 7ª reunião de Cúpula da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que acontece na Argentina.
© Ricardo Stuckert/ PR
A Celac reúne todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Lula defendeu a integração das nações e a importância do grupo para enfrentar desafios globais, como a pandemia de covid-19 e a mudança do clima.
O presidente brasileiro pediu apoio à candidatura do Brasil para receber a COP-30 em 2025. Para ele, é dos países da região Amazônica a liderança das ações para proteção do bioma.
Lula defendeu união de esforços para redução da desigualdade, e a garantia de direitos como educação, saúde e trabalho, além de respeito aos povos originários.
A Celac foi criada em 2010 para promover o diálogo e a cooperação regional em temas como desenvolvimento, saúde, alimentação e energia.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 24/01/2023 15:50:12. Última edição: 24/01/2023 15:50:12