Geral

Lula anuncia novo plano de segurança para a Amazônia

Medidas do governo são anunciadas no Dia Mundial do Meio Ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (5), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, que o governo federal vai lançar um novo plano de segurança para a Amazônia, em parceria com os governos estaduais.

Lula anuncia novo plano de segurança para a Amazônia
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

São medidas para combater crimes como grilagem de terras públicas, atividades ilegais de garimpo, extração de madeira, mineração, além de caça e pesca em territórios indígenas, áreas de proteção ambiental e no bioma como um todo.

"Esses crimes que degradam o meio ambiente são alimentados e, ao mesmo tempo, alimentam um verdadeiro ecossistema criminal. É o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, a lavagem de dinheiro, o trabalho escravo, os assassinatos por encomenda e a exploração sexual de crianças e adolescentes", destacou Lula, durante discurso em evento no Palácio do Planalto. A ação foi chamada pelo presidente de Plano Amazônia: Preservação e Soberania.

(Matéria em ampliação)

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 05/06/2023 18:37:35. Última edição: 05/06/2023 18:37:35

Tags: Dia Mundial Do Meio Ambiente

Leia também:

Ministério lança consulta pública sobre programa Carbono + Verde

Programa é voltado para a produção agropecuária de baixo carbono. Sugestões poderão ser apresentadas no prazo de 60 dias.

SP anuncia plano com R$ 2,13 bilhões para recuperação ambiental

Projeto prevê revitalização de unidades de conservação para turismo ecológico, recuperação de vegetação e concessão de parques urbanos à iniciativa privada.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi