Geral

Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee

Cantora morreu em São Paulo, aos 75 anos de idade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias, em todo o país, pela morte da cantora Rita Lee Jones. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee
© Flickr/Carol Mendonça

A cantora e compositora, um dos nomes mais importantes da música brasileira, ícone do pop e do rock nacionais, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos, em casa em São Paulo. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença.

Mais cedo, em postagem nas redes sociais, o presidente escreveu que Rita Lee "é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória".

Ainda na mensagem, Lula lembrou que "Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte".

O velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz nota da família.

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos - Beto, de 45 anos; João, de 44; e Antônio, de 42.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 09/05/2023 20:25:06. Última edição: 09/05/2023 20:25:06

Tags: Rita Lee Luto Oficial Lula

Leia também:

Minidoc da EBC discute segurança nas escolas

Minidoc da EBC discute segurança nas escolas

Uma Escola mais Segura faz uma reflexão a respeito da interferência de casos de violência no dia a dia de alunos e professores. Reportagem também traz entrevistas com especialistas que falam sobre os perigos das redes sociais e a importância do papel de pais e da escola.

Em apenas um semestre, foram apreendidos mais fuzis do que em 2022

A afirmação foi feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, nesta terça-feira (9), durante audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi