Geral

Lula evita comentar rebelião do grupo mercenário Wagner na Rússia

Antes de embarcar de volta para o Brasil, na madrugada deste sábado (24), o presidente falou com jornalistas, em Paris, e reforçou que é a favor da paz

Antes de embarcar de volta para o Brasil, na madrugada deste sábado (24), o presidente Lula falou com jornalistas, em Paris. E evitou comentar a situação na Rússia, após a rebelião do grupo mercenário Wagner, que atuava no conflito em pró dos russos e contra a Ucrânia. Lula reforçou que é a favor da paz, mas afirmou que ainda precisa ter conversas para se inteirar do assunto.

Neste sábado, o presidente Russo, Vladimir Putin, decretou um regime antiterrorista na capital Moscou. E deu as “ordens necessárias” para que o Exército retome o controle do país.

Ainda em Paris, Lula falou também sobre o acordo Mercosul União Europeia. Disse que a resposta dos países do Sul sobre a carta adicional dos países europeus deve ocorrer até o final deste ano.

Durante a viagem estava previsto um encontro do presidente com o príncipe da Arábia Saudita, Mohamed Bin Salman. A reunião não ocorreu por um problema de agenda. É que o compromisso de Lula com o presidente francês, Emanuel Macron, terminou tarde, segundo o Itamaraty. Mas as conversas com a Arábia Saudita ainda deverão ocorrer. O presidente Lula afirmou que vai pedir ao Itamaraty que convide o líder saudita para discutir negócios com empresários brasileiros. E que o cancelamento da agenda não tem relação com o fato de Bin Salman ser o príncipe que presentou o ex-presidente Jair Bolsonaro com as joias milionárias.

Lula chega ao Brasil neste sábado no final da tarde.

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso - 24/06/2023 12:50:04. Última edição: 24/06/2023 12:50:04

Tags: Presidente Lula Paris Rebelião Rússia

Leia também:

Brasil quer eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Brasil quer eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Meta está em acordo internacional. A ideia é que elas sejam substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e não contêm metais pesados.

Especialista vê desequilíbrio em abordagem da imprensa sobre submarino

Especialista vê desequilíbrio em abordagem da imprensa sobre submarino

Na imprensa, estão disponíveis detalhes sobre quem eram os milionários mortos em acidente, enquanto em caso do barco de migrantes africanos, mal foi divulgada a nacionalidade.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi