Geral

Mais de 50% da produção de ouro teve indícios de irregularidades

Os dados são de 2021, coletados pelo Instituto Escolhas

Sabia que, em 2021, mais da metade da produção de ouro no Brasil teve indícios de ilegalidade? Estamos falando de 53 toneladas, o que equivale a R$ 2 bilhões e 500 milhões. Os dados são do Instituto Escolhas, uma associação sem fins lucrativos e que faz estudos sobre desenvolvimento sustentável e mostram mais: esse foi um processo que começou antes de 2021. Nos últimos anos, o garimpo se espalhou rapidamente na Amazônia e, segundo a gerente de Portfólio do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, já representa mais do que toda a área dedicada a mineração industrial para todos os minérios. 

E o governo quer apertar o cerco contra o comércio ilegal de ouro. O ministro da Justiça, Flávio Dino, finalizou uma Medida Provisória sobre o assunto. 

A chamada MP do Ouro trata das regras que envolvem o controle da origem, compra, venda e transporte do ouro em todo o país. A principal delas: acaba com a presunção de boa-fé. É uma autodeclaração que a pessoa preenche atestando que o ouro veio de uma lavra legal. 

A MP do Ouro define ainda o controle pelo sistema financeiro, por meio de nota fiscal eletrônica, e o sistema de rastreabilidade do transporte e da custódia desse minério. Na prática será possível monitorar de ponta a ponta. Ou seja, desde a extração até o consumidor final, como explica o secretário de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. 

E a responsabilização e a punição vão poder ser feitas,  por exemplo, com base na lei de combate à lavagem de dinheiro. O texto será encaminhado ainda esta semana para a Casa Civil e deverá ser assinada pelo presidente Lula em breve. 

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Ràdio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 26/04/2023 13:30:08. Última edição: 26/04/2023 13:30:08

Tags: MP Ouro

Leia também:

Em depoimento à PF, Bolsonaro diz que post com fake news foi acidental

Em depoimento à PF, Bolsonaro diz que post com fake news foi acidental

Publicação com informações falsas com críticas ao sistema eleitoral brasileiro levantou suspeitas do envolvimento do ex-presidente com os atos golpistas de 8 de janeiro.

Aeroporto do Galeão, no Rio, sofre com queda no número de voos

Governador e prefeito do Rio sugeriram a limitação de tráfego no Aeroporto Santos Dumont, concentrando lá apenas os voos da ponte aérea Rio-São Paulo e entre o Rio e Brasília.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi