Geral

Mais de 8 mil pessoas estão desalojadas por causa das chuvas no MA

A Justiça determinou que Bacabal, no Maranhão, encontre um novo lugar para as famílias que estão abrigadas provisoriamente. O Rio Mearim, que corta a cidade, está mais de 8 metros acima do nível normal.

A Justiça Federal determinou que o município de Bacabal, no Maranhão, encontre um novo lugar para as famílias que estão abrigadas provisoriamente no Centro Paroquial da Igreja de Santa Teresinha. O Rio Mearim, que corta a cidade, está mais de 8 metros acima do nível normal.

Na decisão, o juiz considera que o remanejamento das famílias para as escolas é possível, desde que não cause prejuízo das atividades docentes.

De acordo com o Ministério Público do Maranhão, as 55 famílias devem ser transferidas para locais com condições adequadas de higiene e segurança. Em caso de descumprimento, foi fixada uma multa ao município de Bacabal no valor R$ 10 mil por dia. 

No abrigo, estão instalados 31 alojamentos: 27 deles com lonas de plástico e madeira. Apenas quatro são barracas padronizadas da Defesa Civil. 

De acordo com o Ministério Público, existem somente dois banheiros e há riscos por causa da utilização de fogões a gás e das instalações elétricas improvisadas.

Segundo informações da Prefeitura de Bacabal, mais de 8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e procurar abrigos, ou irem para imóveis alugados ou casas de parentes por causa das chuvas.

No entanto, ainda há moradores como o seu Francisco dos Santos, aposentado, que se recusa a sair de casa mesmo com a água do rio dentro da residência dele. Seu Francisco acredita que o Rio Mearim continuará enchendo e já teve que se mudar para o andar de cima da casa.

Mais de 60 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas no Maranhão. Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Bacabal, para comentar especificamente a decisão da justiça sobre o abrigo, mas ainda não obteve resposta.  

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 11/04/2023 16:20:13. Última edição: 11/04/2023 16:20:13

Tags: Chuvas Bacabal Desalojados Mearim Rio

Leia também:

Indígenas são presos ao protestar contra obra em Mato Grosso do Sul

Disputada há décadas, a propriedade reivindicada como território tradicional, que fica em Dourados, é considerada vital para a eventual ampliação da maior reserva indígena urbana do país.

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres

Devem ser reservados, no mínimo, 5% das vagas por parte de tribunais e conselhos nos contratos que possuam, pelo menos, 25 colaboradores para prestação de serviços contínuos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi