Geral

Mais de 80 mil pessoas desapareceram no Brasil no ano de 2020

Ações marcam Semana Nacional da Busca de Crianças Desaparecidas

Mais de 80 mil pessoas desapareceram no Brasil, em 2020. Trinta mil eram crianças. Só no Rio de Janeiro 80 crianças desaparecem, em média, todo mês. Esses dados nada animadores são do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) informa que, atualmente, 600 crianças e adolescentes estão sumidos no estado do Rio de Janeiro. Entre os motivos: conflitos familiares, maus tratos e abuso.

Luiz Henrique, gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA, destaca a importância de ações integradas de diversas instituições sobre o tema podem prevenir novos casos de desaparecimento. "O Brasil precisa se atentar e agendar essa questão que são crianças e adolescentes desaparecidos. É importante a gente divulgar, conscientizar a população. Cuide bem de sua criança, não bata, converse, sempre, também os profissionais de educação têm que ficar atentos, juntamento com conselhos tutelares.

Caso uma criança desapareça, o responsável não deve perder tempo. A recomendação é procurar imediatamente a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Não é preciso esperar 24 horas.

Durante esta semana, a Defensoria Pública e a FIA, realizam uma série de ações que marcam a Semana Nacional da Busca e Localização de Crianças Desaparecidas. Nesta quinta-feira, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado do Rio estão na Central do Brasil tirando dúvidas e explicando o que fazer em casos de desaparecimento, e quais os principais canais de atendimento.

Eles também estão distribuindo cartilhas informativas e pulseiras de identificação para crianças.

Ouça na Radioagência:


Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Maria Claudia - 29/03/2023 14:30:06. Última edição: 29/03/2023 14:30:06

Tags: Fundação Para Infância E Adolescência Semana Nacional Crianças Desaparecidass

Leia também:

Moradores do município de Buriticupu, no Maranhão, sofrem com crateras

Moradores contam que parte de uma vila desapareceu e dezenas de casas tiveram que ser abandonadas antes de ruírem. Atualmente, 27 famílias estão deslocadas e recebem aluguel social.

Município maranhense tem crateras com mais de 600 metros de extensão

O fenômeno da voçoroca, que ocorre há alguns anos em Buriticupu, surge como fendas no solo, provocadas pela água da chuva. Foram mapeadas mais de 20 erosões no município.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi