Milhares de mulheres de todo o país, de diferentes profissões, da cidade, do campo e da floresta se reuniram, nesta terça-feira, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, para a 7a edição da Marcha das Margaridas.
Neste ano, o tema do encontro é: 'Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver'.
São dois dias de evento; a famosa marcha rumo ao centro dos Três Poderes, percorrendo a Esplanada dos Ministérios, está prevista para às 6h, desta quarta-feira.
Entre debates, oficinas e feiras, muitas participantes trocavam experiências sobre seus saberes. Maria Lucileide Gonzaga, de Itupiranga, no Pará, explicou como é o trabalho em uma cooperativa de beneficiamento do coco babaçu.
A Sindicalista Camila Sousa, de Jataúba, Pernambuco, participa da Marcha pela primeira vez. A jovem destacou a importância do empoderamento feminino.
A carioca Lucrécia Iacovino, diretora da executiva nacional do Sinasefe também destacou a luta das brasileiras por espaços sociais.
Na abertura oficial, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que as demandas apresentadas pelos grupos representados serão entregues ao presidente Lula.
A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com outros coletivos femininos e movimentos feministas, centrais sindicais e organizações internacionais.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 15/08/2023 22:15:23. Última edição: 15/08/2023 22:15:23