Geral

Massa de ar frio baixa as temperaturas no Sul e Sudeste do país

Ciclone deixou ao menos quatro pessoas mortas em três estados

Depois da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e alagamentos em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil, a previsão para esta sexta-feira (14) é de que uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas dos termômetros nessas regiões do país.

Massa de ar frio baixa as temperaturas no Sul e Sudeste do país
© Defesa Civil/RS

Ventos fortes causam estragos no interior do Rio Grande do Sul - Defesa Civil/RS

segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio Grande do Sul é de que os ventos percam intensidade, mas o céu permaneça com muitas nuvens. Há possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas não devem passar dos 13 graus Celsius (ºC), com mínima de 8ºC. No Paraná, a mínima prevista é de 5ºC e a máxima de 14ºC. Em São Paulo, os termômetros podem chegar a 10ºC na mínima e 16ºC na máxima.

Há risco de geada moderada em uma faixa que se estende do Rio Grande do Sul, até o extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Os efeitos do ciclone extratropical ainda deixam o mar grosso e com condições para ressaca em uma faixa que se estende por todo o litoral sul, com ondas que devem ultrapassar os 3 metros, com picos de até 4,5 metros.

Frente fria mantém temperaturas baixas no Sul e Sudeste - Defesa Civil/RS

Mortes

Vendaval, fortes chuvas e granizo devastaram cidades e deixaram quatro pessoas mortas em diferentes estados das regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul um homem de 68 anos morreu após a queda de uma árvore sobre uma casa. A estimativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de que mais de 17 mil pessoas foram afetadas pelos pela passagem do ciclone extratropical. Os desabrigados são 234 e há ainda 331 desalojados.

Na cidade de Brusque, em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um homem de 40 anos, após a queda de uma árvore sobre a escada em que ele estava. Após terem sido acionados, os bombeiros constataram que o homem havia sofrido um trauma cranioencefálico depois de cair de uma altura de 3 metros.

Nível dos rios subiu em várias cidades gaúchas - Defesa Civil/RS

No litoral de São Paulo, os efeitos do ciclone também foram sentidos na forma de ventos fortes, que causaram a derrubada de árvores. Um galho que caiu sobre um cabo de alta-tensão, causou a morte de uma idosa de 80 anos.

Em São José dos Campos, uma jovem de 24 anos foi atingida por uma árvore enquanto fazia aula de autoescola. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Por Fabiola Sinimbu – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 14/07/2023 09:55:28. Última edição: 14/07/2023 09:55:28

Tags: Meteorologia Ciclone Extratropical Rio Grande Do Sul

Leia também:

Homem é preso por guardar material com cenas de abuso sexual infantil

Investigação indicou que suspeito teria armazenado mais de 100 mídias, entre fotos e vídeos, em equipamentos eletrônicos cadastrados no nome da irmã e da mãe dele.

Após 10 anos, família de Amarildo está perto de receber indenização

Após 10 anos, família de Amarildo está perto de receber indenização

Ajudante de pedreiro Amarildo de Souza desapareceu, no Rio, em 2013, após ser detido por PMs e levado a uma Unidade de Polícia Pacificadora. Para a justiça, ele foi torturado e morto.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi