Geral

Mauro Cid se mantém em silêncio na CPI dos Atos Golpistas

O tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro, depôs, nesta terça-feira (11), à CPI que investiga os ataques golpistas de 8 de janeiro.

O tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro, depôs, nesta terça-feira (11), à CPI que investiga os ataques golpistas de 8 de janeiro. O militar se manteve em silêncio diante das perguntas dos senadores e deputados.

Mauro Cid compareceu fardado no Congresso Nacional e alegou o direito garantido pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, de não responder perguntas que possam incriminá-lo.

Mauro Cid disse que existem, pelo menos, oito investigações na Justiça contra ele, inclusive pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O militar está preso desde o dia 3 de maio, acusado de fraudar cartões de vacinação.

Entre as perguntas que ficaram sem resposta está a da relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama, sobre o cartão de vacina de Bolsonaro.

O militar também não respondeu sobre o vandalismo no dia 8 de janeiro, questão levantada pela deputada Laura Carneiro.

Até o questionamento do senador Magno Malta sobre as intenções de golpe do ex-presidente Bolsonaro ficou sem resposta.

Mauro Cid repetiu várias vezes que sua decisão era pelo silêncio.

O presidente da CPI, Artur Maia, disse que pode levar ao STF um possível descumprimento da ordem judicial por não responder a fatos que não o incriminavam.

Os parlamentares aprovaram ainda requerimentos de quebras de sigilos e pedidos de documentos de pessoas que já prestaram depoimento à Comissão. Mauro Cid e oito funcionários do gabinete pessoal de Bolsonaro também tiveram seu sigilo quebrado.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 11/07/2023 21:40:04. Última edição: 11/07/2023 21:40:04

Tags: Mauro Cid CPI 8 De Janeiro Atos Golpistas

Leia também:

No Rio, bilhete único vai beneficiar apenas quem ganha até R$ 3,2 mil

Órgão Especial do TJRJ considerou inconstitucional uma lei estadual de 2019 que tinha estendido o direito ao Bilhete Único a trabalhadores com renda mensal de até R$ 7.507,49.

Usuários de drogas atacam ônibus no centro de São Paulo

Vídeos que tem circulado nas redes sociais mostram usuários de drogas correndo pelo centro de São Paulo, depredando ônibus e saqueando um caminhão.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi