Geral

Megaoperação combate lavagem de dinheiro por criptomoedas no Brasil

Uma organização criminosa que teria movimentado mais de R$ 61 bilhões em operações de câmbio foi alvo nesta quinta-feira (22) de uma megaoperação com 170 policiais federais e dezenas de servidores da

Uma organização criminosa que teria movimentado mais de R$ 61 bilhões em operações de câmbio foi alvo nesta quinta-feira (22) de uma megaoperação com 170 policiais federais e dezenas de servidores da Receita Federal. Os mandados incluem duas ordens de prisão e 37 de busca e apreensão. Entre as pessoas jurídicas investigadas, destacam-se quatro instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. Mais de 1 bilhão e 200 milhões de reais foram bloqueados.

Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina e foram expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal paulista. 

As investigações tiveram início a partir de um Relatório de Inteligência Financeira, com movimentações suspeitas envolvendo criptomoedas. Foram identificados diversos crimes relacionados com o esquema de lavagem de dinheiro: desvio de fundos, tráfico de drogas e crimes contra o sistema financeiro.

Os recursos ilegais entravam no mercado, por meio de empresas de fachada e passavam por diversas contas até serem convertidos em criptoativos, usados em operações financeiras no exterior, em países como Estados Unidos, Cingapura e Hong Kong.

Em quatro anos, os investigados usaram mais de 40 instituições financeiras. Em alguns casos, essas instituições chegaram a comunicar o Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras - sobre as movimentações suspeitas. Porém, os investigados obtiveram decisões judiciais favoráveis, obrigando os bancos a continuarem movimentando os recursos.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 22/09/2022 17:14:43. Última edição: 22/09/2022 17:14:43

Tags: Criptomoedas Lavagem De Dinheiro Fraudes

Leia também:

Sequestrador é baleado e criança é libertada de sequestro em MG

Uma criança de 7 anos e um homem de 23 anos foram resgatados pela Polícia Militar após ficarem mais de 15 horas como reféns de um homem armado em uma casa no bairro Parque São Pedro, em Belo

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (20)

A cidade do Rio de Janeiro apresenta tempo encoberto. A temperatura mínima é de 14 e a máxima de 30º C. A umidade do ar vai de 40 a 95%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi