Geral

Mercado São José, abandonado há mais de 4 anos, ganha nova destinação

O Mercadinho São José, como é conhecido, completa 80 anos em 2024. O espaço que, na época do Império, abrigou uma antiga senzala e o celeiro de um fazenda, posteriormente se transformou em um mercado de hortifrutigranjeiros, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, assinaram nesta quinta-feira um Protocolo de Intenções para dar nova destinação ao Mercado São José, imóvel de propriedade do INSS,  localizado em Laranjeiras, na zona sul do Rio, que está abandonado há mais de quatro anos.

No Protocolo, a prefeitura manifesta o interesse na compra do prédio, que é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e até 2018 era um polo cultural e gastronômico da região.

Paes lembrou que há inúmeros outros imóveis de propriedade do INSS e da União nessa situação na cidade, que podem se transformar em um ativo para o município, a exemplo do que deve ocorrer com o antigo prédio do Canecão, que foi leiloado.

O ministro Carlos Lupi afirmou que a negociação com a prefeitura do Rio vai servir de modelo a ser aplicado em outras situações semelhantes no país. Segundo Luppi, o INSS tem mais de dois mil imóveis sem uso somente no Rio de Janeiro.

A ideia da prefeitura é fazer uma chamada pública para retomar a proposta anterior do Mercado São José que abrigava iniciativas culturais, gastronômicas e da economia criativa.

Carlos Newton, representante da Associação dos Comerciantes do Mercado São José, foi um dos desalojados em 2018, depois que o INSS retomou judicialmente o imóvel. Agora, espera poder retornar às atividades no local.

Há duas semanas o local chegou a ser invadido, mas a Polícia Militar conseguiu reaver o imóvel

O Mercadinho São José, como é conhecido, completa 80 anos em 2024. O espaço que, na época do Império, abrigou uma antiga senzala e o celeiro de um fazenda, posteriormente se transformou em um mercado de hortifrutigranjeiros, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas.

 

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 23/02/2023 22:05:07. Última edição: 23/02/2023 22:05:07

Tags: Mercado São José Prédio Histórico

Leia também:

Receita confirma reoneração de gasolina e etanol no fim do mês

Receita confirma reoneração de gasolina e etanol no fim do mês

MP que zerou Pins/Cofins previu que a alíquota de desoneração seria vigente até o final deste mês. Com o fim, a cobrança volta a ser prevista conforme a norma que vigente.

Levantamento de 2018 não indicava áreas de risco na Barra do Sahy

De acordo com o estudo foi feito pelo IBT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo,a hipótese mais provável é de que essa ocupação foi feita após a publicação desses dados em 2018.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi