Geral

Mercado São José das Artes será revitalizado por consórcio privado

O projeto deve levar um ano para ficar pronto, e a previsão de reabertura do Mercadinho São José é para o segundo semestre de 2024, ano em que o espaço completará 8 décadas.

O Mercado São José das Artes, mais conhecido como Mercadinho São José, localizado em Laranjeiras, zona sul da Capital, finalmente será revitalizado.

Mercado São José das Artes será revitalizado por consórcio privado

Um consórcio privado vai gerir o espaço pelos próximos 25 anos e ficará responsável pelas obras de readequação e requalificação do mercado, com investimento de R$ 8,5 milhões. O projeto deve levar um ano para ficar pronto, e a previsão de reabertura do Mercadinho São José é para o segundo semestre de 2024, ano em que o espaço completará 8 décadas. De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o espaço deve se tornar mais um polo gastronômico da cidade.

O mercado, que passará por sua segunda reforma na história, é parte importante da história da região. Na época do Império, o local abrigava uma senzala e um celeiro de uma fazenda localizada no Parque Guinle, e ele se tornou um mercado em 1944, por ordem do então presidente Getúlio Vargas, que queria fornecer alimentos mais acessíveis à população durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de décadas de abandono desde os anos 60, o mercado passou por uma revitalização em 1988 e foi declarado patrimônio em 1994. A partir de então, começou a funcionar como polo gastronômico, mas acabou se deteriorando e fechando as portas em 2018, quando sua posse foi retomada pelo governo federal. A reabertura será possível porque a prefeitura comprou o imóvel em abril deste ano.

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 22/09/2023 17:20:04. Última edição: 22/09/2023 17:20:04

Tags: Mercado São José Das Artes Laranjeiras Revitalização

Leia também:

Dia Mundial Sem Carro tem manifestações por modais mais sustentáveis

Dia Mundial Sem Carro tem manifestações por modais mais sustentáveis

Data estimula reflexão sobre uso excessivo de automóveis e motos, além de adoção de meios de deslocamento não poluentes, econômicos e que promovam saúde de usuários.

Dia Mundial sem Carro: ciclistas pedalam na capital federal

Dia Mundial sem Carro: ciclistas pedalam na capital federal

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, a capital do país tem mais de 600 km de ciclovia, sendo a segunda maior malha cicloviária do país, ficando atrás de São Paulo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi