Geral

Mês de outubro foi o mais chuvoso no RJ desde 1998

A precipitação somada de 197,4 milímetros foi de 119,5% acima do esperado. Ou seja, mais do que o dobro e estabeleceu um novo recorde histórico para o mês. Até então, a marca histórica de maior volume de chuva em outubro pertencia ao ano de 1998, com 189,2 milímetros.

O mês de outubro foi mais chuvoso do que o previsto em toda a cidade do Rio de Janeiro, segundo dados do sistema Alerta Rio.

Mês de outubro foi o mais chuvoso no RJ desde 1998

A precipitação somada de 197,4 milímetros foi de 119,5% acima do esperado. Ou seja, mais do que o dobro e estabeleceu um novo recorde histórico para o mês. Até então, a marca histórica de maior volume de chuva em outubro pertencia ao ano de 1998, com 189,2 milímetros. A média esperada para este mês é de 89,9 milímetros.

Os bairros da Rocinha, Jardim Botânico e Alto da Boa Vista foram os locais com os maiores registros de chuva. O Centro de Operações da prefeitura do Rio informa ainda que, por conta das chuvas, o município mudou de estágio em 20 ocasiões. O mais frequente foi o estágio de mobilização. O segundo em uma escala de cinco acionado por dez vezes.

Os estágios operacionais são usados pela prefeitura para sinalizar ocorrências que provoquem alteração significativa no dia a dia da cidade e exigem maior atenção dos órgãos municipais. O dia mais preocupante foi 14 de outubro, quando sete sirenes precisaram ser acionadas pela Defesa Civil e 30 ocorrências como bolsões d'água e quedas de árvore foram registradas felizmente sem gravidade.

De acordo com a meteorologista chefe do sistema Alerta Rio, Raquel Franco, este ano oito eventos chuvosos significativos foram registrados em outubro, enquanto nos últimos dez anos foram no máximo dois eventos no mesmo mês. Ela explica, ainda, que este é o mês em que se inicia o período chuvoso na região Sudeste, porém isso varia bastante a cada ano.

Novembro começou com chuva fraca nesta quarta-feira e a previsão para o feriadão é de tempo fechado na cidade maravilhosa. O céu deve ficar nublado nos dois primeiros dias do feriado prolongado devido a entrada de umidade do oceano. A chuva poderá ocorrer de forma moderada e forte, principalmente durante a noite de sexta-feira. Nesse dia, os ventos estarão moderados e as temperaturas devem se elevar.

Já no sábado e no domingo, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. As temperaturas podem cair. A mínima prevista para os quatro dias é de 17 graus no domingo. E a máxima fica em 31 graus na sexta-feira.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire/ Alessandra Esteves - 02/11/2023 08:50:04. Última edição: 02/11/2023 08:50:04

Tags: Chuvas Alerta Rio Recorde Histórico

Leia também:

Grupo de repatriados vindo da Cisjordânia chega ao Brasil 

Grupo de repatriados vindo da Cisjordânia chega ao Brasil 

Desde 10 de outubro, 1.445 pessoas deixaram Israel e a Cisjordânia em nove voos da Força Aérea Brasileira (FAB), pela Operação Voltando em Paz.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (2)

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (2)

Rio Branco, no Acre, apresenta muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã e encoberto com chuvisco à tarde. A temperatura mínima é de 24º C e a máxima 33º C. A umidade do ar fica entre 50 e 95%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi