Geral

Metade das cidades gaúchas decretam estado de emergência por seca

Duzentos e cinquenta dos 497 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram estado de emergência em razão da estiagem.

Duzentos e cinquenta dos 497 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram estado de emergência em razão da estiagem. 50,30% das cidades gaúchas - ou seja, praticamente metade do estado - declararam situação de emergência à Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O governo gaúcho já homologou 110 pedidos, e esse número deverá aumentar, pois a previsão de escassez de chuva permanece durante o mês de fevereiro. No interior do estado, o quadro é tenebroso, com terra seca, campo sem pasto, açudes e rios sem água e o gado morrendo de sede e fome.

A seca atinge a produção leiteira, a pesca e, nas lavouras, o prejuízo da safra de verão já atingiu R$ 6 bilhões. A produção da soja caiu 25%, e a safra de milho terá a maior queda, chegando a um prejuízo de quase 70%. 

O fenômeno La Niña é a principal explicação para uma seca que se repete pela terceira temporada. O La Niña tem como característica o resfriamento da água do oceano Pacífico, e o efeito disso, no Rio Grande do Sul, é o aumento de temperaturas e a redução de chuvas, principalmente no verão.

Outro problema que surge com a seca é o risco de incêndios na vegetação: de dezembro até janeiro, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 73% no número de queimadas, sendo que a maior parte ocorre na zona rural.

Agência Brasil / Por Cléber Grabauska - Repórter da Rádio FM Cultura - Porto Alegre / Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes - 07/02/2023 11:20:03. Última edição: 07/02/2023 11:20:03

Tags: Estiagem Rio Grande Do Sul La Niña

Leia também:

Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo

Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo

Divisão de Zoonoses lembra que picadas do animal escorpião podem ser letais, principalmente em crianças de até 10 anos, e que risco é maior no verão.

PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

Estão sendo cumpridos no DF três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi