Geral

Meteorologista alerta para baixa umidade em áreas centrais do país

Mês de julho tem também sucessivas ondas de calor em vária partes do mundo, em parte por causa da intensificação do fenômeno El Niño, assim como efeito do aquecimento global.

As sucessivas ondas de calor em várias partes do mundo no mês de julho redobraram o monitoramento global sobre as causas das temperaturas acima da média e seus efeitos.

O meteorologista Mozer Salvador, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que parte desse cenário é atribuído à intensificação do fenômeno El Niño, que provoca aquecimento acima da média das águas do oceano Pacífico tropical.

Há também o aquecimento das águas do Atlântico Norte, especialmente em volta do continente europeu e parte América do Norte.

Mozer Salvador ressalta que os brasileiros também têm sofrido com temperaturas acima da média pelo menos nos últimos dois meses. Em Brasília, por exemplo, a temperatura máxima média em julho registrou o quarto maior valor da série histórica de 60 anos.

O especialista destaca a preocupação, principalmente com as áreas centrais do país que vivem período de baixa umidade.

A baixa umidade do ar aumenta o risco de incêndios florestais e à saúde. Nesses casos, o Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela - 04/08/2023 10:00:13. Última edição: 04/08/2023 10:00:13

Tags: Baixa Umidade Previsão Do Tempo Aquecimento Global

Leia também:

Governo realiza concurso publico com 814 vagas

Governo realiza concurso publico com 814 vagas

Na administração central do MCTI, em Brasília, 100 vagas ofertadas serão para nível superior e deverão ter edital publicado até o dia 25 de setembro deste ano.

PF cumpre mandado contra suspeito de ataques ao presidente Lula

PF cumpre mandado contra suspeito de ataques ao presidente Lula

Ministro da Justiça por meio das redes sociais disse que estas ameaças contra autoridades não é liberdade de expressão, e a PF vai aplicar a lei contra criminosos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi