Rompimento de cabos de fibra ótica por vandalismo afetou sistema que envia a localização de cada trem para o Centro de Controle; além disso, cabos de energia foram furtados.
O Metrô do Distrito Federal começou o dia com as estações fechadas. Segundo a empresa, o rompimento de cabos de fibra ótica, por vandalismo, causou a interrupção do serviço. Além disso, cabos de energia foram furtados. O sistema de sinalização e controle do metrô foi restabelecido e as estações reabertas no início da tarde, por volta da 13h30.
O rompimento de cabos de fibra ótica provocou perda de sinalização no sistema responsável pelo envio da localização de cada trem para o centro de controle. Ele impede a aproximação de trens, e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego quando há falha.
O Metrô estima 135 mil passageiros prejudicados, que é a média em dias úteis. Entre eles, a Débora Alves, que trabalha no Park Shopping e estava preocupada com o atraso: "Hoje eu ia pegar o metrô para ir ao trabalho, mas acabei de ver que a linha está fechada. E não sei por que. E vai acabar atrasando o meu dia. Vou ter que pegar um ônibus agora".
A depiladora Maria Aparecida Ferreira previa muitos transtornos sem o serviço do Metrô. Ela saiu de São Sebastião e também ia ao Park Shopping: "Vai atrapalhar muito porque eu não tenho outra condução que me leve para aquele lugar. Vai atrapalhar muito. A condução já é péssima. Vou pegar um (ônibus para o) Guará, para descer longe de lá... então, para mim, vai ficar bem complicado".
A Polícia Civil informou por e-mail que foi comunicada do caso por volta das 10h e que a 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul, investiga o fato. Não foram passados mais detalhes.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 28/02/2023 15:30:03. Última edição: 28/02/2023 15:30:03