Geral

Metrô do DF volta a funcionar após furto de cabos

Trens pararam e estações ficaram fechadas pela manhã

O Metrô do Distrito Federal voltou a operar no início da tarde desta terça-feira (28). De acordo com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, o sistema foi restabelecido por volta de 13h15 e todas as estações foram reabertas.

A circulação de trens foi interrompida e as estações fechadas pela manhã por causa do rompimento de cabos de fibra ótica e roubo de cabos de energia, decorrentes de atos de vandalismo, conforme a empresa.

A interrupção afetou cerca de 135 mil passageiros que utilizam o metrô diariamente. “Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltassem a circular o mais brevemente possível. Diversas equipes foram mobilizadas – dos setores de manutenção, tecnologia, energia e segurança”, diz a companhia, em nota. A Polícia Civil foi acionada para investigar o caso.

Em nota, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, afirmou que a companhia tem adotado uma série de medidas para evitar vandalismo, como rondas interna e externa, reforço do quadro de vigilantes e melhoria na iluminação das vias, além da instalação de 60 mil metros de concertinas ao longo de todo trecho (rede de arame farpado) e 16 mil metros de grades metálicas.

Conforme a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em 2021, os casos de vandalismo e furto de cabos e fios contra sistemas metroferroviários no país cresceram três vezes em comparação aos registrados em 2020.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 28/02/2023 16:30:09. Última edição: 28/02/2023 16:30:09

Tags: Metrô Distrito Federal Vandalismo Furto De Cabos

Leia também:

Metrô de Brasília reabre após interrupção por vandalismo e furto

Rompimento de cabos de fibra ótica por vandalismo afetou sistema que envia a localização de cada trem para o Centro de Controle; além disso, cabos de energia foram furtados.

Orquestra celebra Villa-Lobos no Dia Nacional da Música Clássica

Orquestra celebra Villa-Lobos no Dia Nacional da Música Clássica

A orquestra se apresenta no sábado (4), às 19h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, e no domingo (5), às 16 horas, na Sala Cecília Meireles, no centro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi