O metrô de São Paulo começou, neste mês, a realização da pesquisa Origem Destino, para avaliar como é feito o deslocamento das pessoas dentro da região metropolitana de São Paulo. Realizado a cada 10 anos desde 1967, a pesquisa foi antecipada para este ano para avaliar os impactos da pandemia da Covid-19 e como os paulistanos se locomovem dentro da capital e nas cidades do entorno.
Os pesquisadores vão realizar visitas a cerca de 32 mil domicílios da grande São Paulo. Quatrocentas pessoas estarão em campo aplicando os questionários. Esse processo vai de agosto a novembro, com uma pausa em dezembro e janeiro e deve ser retomado em fevereiro e março do ano que vem.
A coleta dessas informações vai ajudar na realização dos projetos de transporte na capital e cidades da região metropolitana. De acordo com o metrô, o planejamento das linhas tem seguido as simulações de demanda de passageiros embasadas nessa pesquisa. Além disso, os dados coletados também poderão ser utilizados em projetos urbanísticos, de segurança pública, saúde e educação.
Agência Brasil / Por Neslson Lin - repórter da Rádia Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 03/08/2023 16:20:11. Última edição: 03/08/2023 16:20:11