No Dia do Estudante, protestos pedem revogação do Novo Ensino Médio
Atos ocorreram em 13 estados e no Distrito Federal, e pedem também a reposição do orçamento da Educação e direitos aos pós-graduandos.
O anúncio de uma possível paralisação aconteceu nesta sexta-feira (11), mas a decisão vai acontecer vai em assembleia, na segunda-feira (14) à noite.
A semana que vem pode ser complicada para quem usa diariamente o metrô na cidade de São Paulo. É que a categoria dos metroviários pode cruzar os braços a partir da próxima terça-feira, dia 15. O anúncio de uma possível paralisação aconteceu nesta sexta-feira (11), mas a decisão vai acontecer vai em assembleia, na segunda-feira (14) à noite.
O motivo apontado pelo sindicato dos metroviários é que o governador Tarcísio de Freitas pretende privatizar todas as linhas do metrô paulistano. No próximo dia 28, por exemplo, está agendado um pregão para a contratação da empresa terceirizada que vai responder pela manutenção da linha de trem monotrilho, que opera na zona leste. Também está em estudo, encomendado pelo governo paulista, a concessão para a iniciativa privada das linhas restantes da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O sindicato não concorda, e argumenta que esse tipo de serviço é muito importante, e que ficar nas mãos de empresas que visam lucro representa riscos à segurança dos passageiros e funcionários. Atualmente, duas linhas de trem e duas de metrô já estão com a iniciativa privada, pela empresa CCR. O sindicato alega que o sistema ali está operando com menos funcionários do que o necessário, com sobrecarga de trabalho.
Sobre a possível greve de terça-feira, o sindicato divulgou nota em que garante que a circulação do metrô não vai ser afetada, para não prejudicar a população. O sistema vai funcionar com as catracas liberadas.
Nós solicitamos um posicionamento do governo paulista, mas até o fechamento desta edição, não tivemos retorno.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 11/08/2023 16:35:20. Última edição: 11/08/2023 16:35:20
Tags: Metroviários De São Paulo Greve
Atos ocorreram em 13 estados e no Distrito Federal, e pedem também a reposição do orçamento da Educação e direitos aos pós-graduandos.
Equipamento produzido em parceria com governo alemão usa energia obtida por placas fotovoltaicas para fazer eletrólise da água e, assim, produzir combustível de baixo carbono.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.