Geral

Metroviários do Recife rejeitam proposta e retomam greve

Em audiência de mediação comandada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, os metroviários rejeitaram o reajuste de 3,45% proposto pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, à qual a CBTU é vinculada.

Depois de suspenderem a greve por 72 horas, para analisar uma contraproposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, os metroviários de Pernambuco retomaram a greve por tempo indeterminado.   

Em audiência de mediação comandada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, os metroviários rejeitaram o reajuste de 3,45% proposto pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, à qual a CBTU é vinculada. A contraproposta não estende o reajuste ao piso. Ela inclui ainda a instauração de duas comissões para debater o piso salarial e as cláusulas de estabilidade de emprego. 

Diante do impasse, desde a 0h desta sexta-feira, as 36 estações do Metrô do Recife, que atendem cerca de 180 mil passageiros por dia, amanheceram novamente sem funcionar, mesmo com a determinação da Justiça do Trabalho de Pernambuco de que 60% da frota de metrô na Região Metropolitana do Recife funcione em horários de pico e 40% nos demais períodos.  

O descumprimento da determinação prevê o pagamento de multa de R$ 60 mil por dia. Pelas redes sociais, o vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, informou que os metroviários não vão cumprir a determinação.  

Após a greve iniciada no último dia 2 de agosto, o Sindicato dos Metroviários aceitou suspender a greve, inicialmente por 48 horas, no último dia 8 de agosto, e depois por mais 24 horas, nessa quinta-feira (10), para que fossem abertas novas negociações com a classe patronal. Segundo o Sindicato, foi aceita pela categoria a proposta do Ministério Público do Trabalho de solicitar 7% de reajuste salarial. Com isso, os metroviários ficaram na espera da concordância da CBTU, o que não ocorreu. 

Entre as pautas que motivaram a greve, segundo o Sindicato, estão a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025, o aumento do piso salarial e o reajuste acima da inflação. Eles também pedem a retirada da CBTU da lista do Programa Nacional de Desestatização do Governo Federal; ou a opção de realocação dos funcionários, caso a privatização aconteça. Atualmente, pouco mais de 1.500 pessoas estão no quadro funcional do Metrô do Recife.  

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 11/08/2023 12:40:20. Última edição: 11/08/2023 12:40:20

Tags: Metroviários Do Recife Greve

Leia também:

PF faz buscas contra advogado e militares ligados a Bolsonaro

PF faz buscas contra advogado e militares ligados a Bolsonaro

Os investigados são suspeitos de utilizar a estrutura do Estado para desviar, por meio de vendas no exterior, bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes do Estado brasileiro.

CNI: preço menor e segurança incentivariam uso de transporte público

Outros fatores são: maior quantidade de linhas e percursos; aumento do conforto e da qualidade dos veículos; e menos tempo dentro do transporte público.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi