Prefeito de Muritiba (BA) é baleado; estado de saúde é estável
Danilo Sampaio, do PSD, foi atingido por um disparo de arma de fogo em sua propriedade, que fica na localidade conhecida como "Carro Quebrado", zona rural de Muritiba.
Eles retomaram as operações a partir da 0h de hoje (8), após uma segunda reunião de mediação pré-processual comandada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, em conjunto com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e a CBTU.
Os funcionários do metrô do Recife decidiram suspender a greve por 48 horas. Eles retomaram as operações a partir da 0h de hoje (8), após uma segunda reunião de mediação pré-processual comandada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, em conjunto com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e a CBTU, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que faz a gestão do metrô.
Segundo o MPT, o prazo de 48 horas foi dado para que as propostas apresentadas pelo Sindicato e pelo Ministério Público do Trabalho sejam analisadas e também para aguardar a contraproposta da classe patronal. Uma nova reunião com todos os envolvidos nas negociações foi agendada para a tarde desta quarta-feira (9).
A greve dos metroviários pernambucanos foi deflagrada na noite da última quarta-feira, 2 de agosto, com paralisação total dos serviços nos dois primeiros dias. No fim de semana, a categoria passou a atender a decisão judicial que determinou o funcionamento de 60% do sistema durante o horário de pico, das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30, e 40% nos demais horários de operação. O descumprimento por parte dos metroviários prevê o pagamento de multa de R$ 60 mil por dia.
Entre as pautas que motivaram a greve, segundo o Sindicato, estão a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025, o aumento do piso salarial e o reajuste acima da inflação.
Eles também pedem a retirada da CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, empresa pública que faz a gestão do metrô, da lista do Programa Nacional de Desestatização do Governo Federal; ou a opção de realocação dos funcionários, caso a privatização aconteça. Atualmente, pouco mais de 1.500 pessoas estão no quadro funcional do Metrô do Recife.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 08/08/2023 13:05:16. Última edição: 08/08/2023 13:05:16
Tags: Metroviários Recife
Danilo Sampaio, do PSD, foi atingido por um disparo de arma de fogo em sua propriedade, que fica na localidade conhecida como "Carro Quebrado", zona rural de Muritiba.
Na noite dessa segunda-feira (7), uma manifestação convocada pelo jornal comunitário Voz das Comunidades, e que reuniu dezenas de moradores pelas ruas de Jacarepaguá, foi reprimida por policiais militares do Batalhão de Choque, com bombas de efeito moral e spray de pimenta.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.