Geral

Minas Gerais já registra 13 mortes por causa das chuvas

Segundo a Defesa Civil, três mulheres foram encontradas sem vida após um deslizamento de terra que atingiu quatro residências na madrugada de domingo no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce.

Subiu para 13 o número de mortes registradas em Minas Gerais por causa das chuvas que atingem o estado. Segundo a Defesa Civil, três mulheres foram encontradas sem vida após um deslizamento de terra que atingiu quatro residências na madrugada de domingo no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce. Um menino de 12 anos ainda está desaparecido e as buscas continuam.

Desde 21 de setembro deste ano até esta segunda-feira, quase 1.500 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, necessitando de abrigo público por causa das chuvas no estado. Já o número de desalojados, que são as pessoas que foram para casa de amigos ou familiares, passa de 7.300.

As chuvas desta temporada 2021/2022 já somaram mais de 60 mil desalojados, o maior número do período chuvoso em Minas Gerais desde 2015. 104 municípios mineiros já decretaram situação de emergência.

A meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes traz a previsão do tempo para os últimos dias do ano no estado.

“Para essa última semana do ano, é de intensificação nessas áreas de instabilidade no sul e oeste de Minas Gerais, a partir principalmente da próxima quinta feira e de redução das chuvas no norte, no leste que choveu bastante nos últimos dias, e a gente espera um volume mais acentuado de chuvas no triângulo mineiro, oeste e sul de minas. Mas a partir da próxima quarta, quinta-feira, aquelas típicas pancadas de fim de tarde. Então a tendência é a gente ter um tempo mais instável mesmo no oeste e sul e no restante do estado reduzir o volume de chuva, mas não dá pra descartar as pancadas do fim de tarde por conta do aquecimento diurno e da disponibilidade de umidade."

No restante do Brasil, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste deverão ser atingidas por chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento durante a última semana de 2022.

No Nordeste, a chuva deverá ocorrer de forma mais isolada na faixa leste da região. No Sul do país, as chuvas devem durar somente até sexta-feira, predominando o sol nos últimos dias do ano. Já na região Norte, as altas temperaturas vão continuar, com possibilidade de chuvas no final da tarde.

*Com supervisão de Bianca Felipe Paiva

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva - GT Passos - 26/12/2022 19:00:03. Última edição: 26/12/2022 19:00:03

Tags: Chuvas Minas Gerais Mortes

Leia também:

Prefeitura do Rio prepara operação para festa da virada em Copacabana

Depois de dois anos de isolamento social, a prefeitura do Rio de Janeiro espera um réveillon épico na cidade e já preparou uma grande operação para garantir a festa de cariocas e turistas. Como a virada do ano em Copacabana deve atrair cerca de 2,5 milhões de pessoas, o bairro será totalmente fechado para a entrada de carros a partir das 19h30. Nem mesmo moradores poderão passar, apenas ônibus e taxis. E esses veículos também serão impedidos de entrar a partir das 22h. Mas as interdições progressivas começam bem antes, às 7h, de acordo com o presidente da CET-Rio, Joaquim Diniz.

Especialista dá dicas de hábitos saudáveis para crianças nas férias

Grace Teles, odontopediatra com formação em medicina do estilo de vida, dá algumas dicas para uma interação benéfica entre pais e filhos nos períodos de férias escolares.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi