Segundo a Defesa Civil, três mulheres foram encontradas sem vida após um deslizamento de terra que atingiu quatro residências na madrugada de domingo no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce.
Subiu para 13 o número de mortes registradas em Minas Gerais por causa das chuvas que atingem o estado. Segundo a Defesa Civil, três mulheres foram encontradas sem vida após um deslizamento de terra que atingiu quatro residências na madrugada de domingo no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce. Um menino de 12 anos ainda está desaparecido e as buscas continuam.
Desde 21 de setembro deste ano até esta segunda-feira, quase 1.500 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, necessitando de abrigo público por causa das chuvas no estado. Já o número de desalojados, que são as pessoas que foram para casa de amigos ou familiares, passa de 7.300.
As chuvas desta temporada 2021/2022 já somaram mais de 60 mil desalojados, o maior número do período chuvoso em Minas Gerais desde 2015. 104 municípios mineiros já decretaram situação de emergência.
A meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes traz a previsão do tempo para os últimos dias do ano no estado.
“Para essa última semana do ano, é de intensificação nessas áreas de instabilidade no sul e oeste de Minas Gerais, a partir principalmente da próxima quinta feira e de redução das chuvas no norte, no leste que choveu bastante nos últimos dias, e a gente espera um volume mais acentuado de chuvas no triângulo mineiro, oeste e sul de minas. Mas a partir da próxima quarta, quinta-feira, aquelas típicas pancadas de fim de tarde. Então a tendência é a gente ter um tempo mais instável mesmo no oeste e sul e no restante do estado reduzir o volume de chuva, mas não dá pra descartar as pancadas do fim de tarde por conta do aquecimento diurno e da disponibilidade de umidade."
No restante do Brasil, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste deverão ser atingidas por chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento durante a última semana de 2022.
No Nordeste, a chuva deverá ocorrer de forma mais isolada na faixa leste da região. No Sul do país, as chuvas devem durar somente até sexta-feira, predominando o sol nos últimos dias do ano. Já na região Norte, as altas temperaturas vão continuar, com possibilidade de chuvas no final da tarde.
*Com supervisão de Bianca Felipe Paiva
Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva - GT Passos - 26/12/2022 19:00:03. Última edição: 26/12/2022 19:00:03