Geral

Ministérios pedem apuração de crime de racismo em voo da Gol

Ministério da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania pedem que o MPF e a PF avaliem se houve crime de racismo em caso de retirada de uma mulher negra de um avião da Gol.

Depois da divulgação de vídeos mostrando a retirada de uma passageira de um voo em Salvador, na Bahia, os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania enviaram solicitações ao Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) para avaliar se houve crime de racismo.

Os ministérios afirmam que receberam com “indignação” as notícias da situação ocorrida no voo que tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Anac também foi notificada sobre o caso. 

Em vídeos divulgados nas redes sociais, policiais federais retiram a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Samantha Vitena, uma mulher negra, de um avião da Gol durante uma discussão a respeito do despacho de uma mala. Passageiros afirmam que Samantha Vitena já havia acomodado a mochila em um compartimento de bagagem e que os policiais chegaram quase uma hora depois.

A superintendência da Polícia Federal na Bahia informou que abriu uma investigação para apurar crimes de preconceito racial na retirada da passageira. E a Secretaria Nacional do Consumidor também informou que vai notificar a Gol para prestar explicações sobre o episódio. 

Em nota, a Gol Linhas Aéreas informou que, durante o embarque, havia muitas bagagens a serem acomodadas a bordo e que a cliente não aceitou a colocação da sua mochila nos locais indicados e, por medida de segurança, não pôde seguir no voo. A companhia divulgou comunicado pelas redes sociais afirmando que está apurando o ocorrido e que não tolera nenhuma atitude discriminatória.

Agência Brasil / Por Sheily Noleto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes - 30/04/2023 18:05:28. Última edição: 30/04/2023 18:05:28

Tags: Crime De Racismo Gol

Leia também:

Novas regras para fabricação de presunto entram em vigor em maio

Novidades estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) são o aumento do percentual de proteína e os produtos deverão ter, no máximo, 25% de colágeno.

STF tem maioria para derrubar presunção da boa-fé no comércio do ouro

Cmpradores de ouro não podem mais atestar a legalidade da origem do metal considerando apenas as declarações do vendedor; Corte determina que o governo federal adote, em 90 dias, novo marco para a fiscalização do comércio e da origem do metal.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi