Geral

Ministro da Justiça promete investigar crimes contra a democracia

Flávio Dino determinou ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que acompanhe os inquéritos abertos para apurar os supostos atentados contra o estado democrático de direito.

Ao assumir o cargo como Ministro da Justiça e Segurança Pública nessa segunda-feira (2), Flávio Dino prometeu investigar crimes contra a democracia, além de ampliar esforços para descobrir quem mandou matar Marielle Franco.

Flávio Dino determinou ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que acompanhe os inquéritos abertos para apurar os supostos atentados contra o estado democrático de direito após o segundo turno das eleições, e que, caso necessário, sejam abertos novos inquéritos.

Flávio Dino também destacou que deve dar atenção especial ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Silva, em março de 2018.

O ministro ainda explicou as mudanças trazidas pelo decreto de armas já publicado. A nova regra obriga o recadastramento de todas as armas de fogo no país em um prazo de 60 dias.

Além disso, impede o registro, enquanto durar o recadastramento, de novos CACs, que são Colecionadores, Atiradores esportivos e Caçadores.

A nova regra proíbe também a abertura de novos clubes de tiros, reduz a quantidade de munições permitidas e diminui de seis para três o total de armas para quem for adquirir novos armamentos, além de estabelecer que o transporte de armas pelos CACs só pode ocorrer com elas descarregadas.

O decreto ainda criou um grupo de trabalho com missão de propor nova política para controle de armas no país. O grupo tem 60 dias para apresentar projeto de regulamentação sobre o tema.

Além disso, entre as primeiras ações da pasta, está a apuração, pela Secretaria Nacional do Consumidor, dos aumentos nos preços dos combustíveis nos últimos dias. Segundo Flávio Dino, como o governo prorrogou a isenção de impostos e não houve reajuste pela Petrobras, esses aumentos podem configurar crime contra a economia popular.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio França Internacional - Brasília - 03/01/2023 08:15:05. Última edição: 03/01/2023 08:15:05

Tags: Ministro Da Justiça Flávio Dino Investigação

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (3)

Goiânia, em Goiás, fica com muitas nuvens, com tempo encoberto com chuvisco. A temperatura varia de 20 a 32º C. A umidade do ar registra de 70 a 100%.

Centro-oeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (3)

Cuiabá, no Mato Grosso, tem nesta terça-feira (3) tempo encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 24 e máxima de 32º C. A umidade do ar fica entre 60 e 100%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi