Estão suspensas em todo o país as vendas de pacotes de viagens flexíveis da Hurb, antigo Hotel Urbano. Esses pacotes não possuem data fixa para realização da viagem.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, após encontrar irregularidades nas práticas comerciais da companhia.
Nos últimos meses, aumentaram os relatos de clientes por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis, cancelamentos de última hora sem opções de reembolso.
Além de outras questões, como acomodações inadequadas, falta de assistência durante viagem e hospedagem e divergências entre o que foi ofertado e o que foi entregue
De acordo com a Senacon, a suspensão foi tomada para proteger os consumidores e garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas.
Até abril deste ano, já foram mais de onze mil reclamações na plataforma consumidor.gov.
A Senacon informou que a suspensão será mantida até que a Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos válidos atualmente, que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de fechar novas vendas, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas.
A suspensão vale apenas para a venda dos chamados pacotes flexíveis. Os demais serviços da empresa continuam disponíveis para os clientes.
Os consumidores que compraram pacote da Hurb e tiveram problemas devem verificar seus direitos e buscar informações sobre as opções de reembolso ou remarcação de viagens. É importante também registrar as reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor de suas respectivas cidades, como os Procons, como também reclamações na plataforma: consumidor.gov.
A produção tentou contato com a Hurb, mas não recebeu retorno até o fechamento da reportagem.
Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Agência Brasil – Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 29/05/2023 21:25:05. Última edição: 29/05/2023 21:25:05