O abastecimento fornecido pela concessionária Enel foi afetado em diversos bairros depois de um temporal no sábado, dia 18. Os moradores cobram providências da empresa Enel, que é responsável pelo fornecimento desse serviço.
Moradores de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana, e de Petrópolis, na região serrana, protestam contra a falta de energia elétrica.
O abastecimento fornecido pela concessionária Enel foi afetado em diversos bairros depois de um temporal no sábado, dia 18. Os moradores cobram providências da empresa Enel, que é responsável pelo fornecimento desse serviço.
Nesta manhã, houve interdição parcial de um trecho da BR-040, na Serra de Petrópolis, sentido Juiz de Fora. Na tarde e noite desta segunda, moradores de São Gonçalo e Niterói atearam fogo em pedaços de madeira, lixo e pneus em algumas vias da cidade. A ponte Rio-Niterói chegou a ser interditada em um dos sentidos.
Também nesta segunda-feira, a Justiça acatou um pedido da prefeitura de Niterói e havia determinado que a Enel retomasse o fornecimento de energia no município em até seis horas, sob multa diária de R$ 100 mil.
O prazo já expirou e diversos clientes seguiam no escuro na manhã desta terça (21). Johnny Alves, morador de Santa Bárbara, em Niterói, diz que na casa dele a energia não foi restabelecida de forma adequada e relata os prejuízos.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, disse que além das ações emergenciais, solicitou à justiça que a concessionária tenha uma atitude colaborativa e enterre a fiação na cidade.
A prefeitura de São Gonçalo informou que 4.500 alunos estão sem aulas devido a falta de energia em 15 escolas. Nove postos de saúde da cidade também não estão funcionando.
O Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, informou que a secretaria está abrindo um processo para investigar a interrupção do fornecimento de energia elétrica pela Enel.
Em nota, a Enel informa que 97% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado, na área de concessão da empresa, tiveram o serviço normalizado. A empresa disse ainda que segue com reforço adicional de equipes em campo trabalhando 24 horas por dia para finalizar o atendimento às ocorrências de todos os clientes afetados. Em Niterói e São Gonçalo houve um reforço ainda maior de equipes entre segunda e terça-feira, para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
Agência Brasil / Por Priscila Thereso - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 21/11/2023 17:25:05. Última edição: 21/11/2023 17:25:05