Geral

Moradores do Complexo do Alemão sofrem de insegurança alimentar

A conclusão é do estudo do Ibase, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, realizado este ano no complexo de favelas localizado na Zona Norte da capital fluminense.

53% dos moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, convivem ou conviveram nos últimos três anos com insegurança alimentar grave, ou seja, ficaram pelo menos um dia sem ter o que comer, e 83% das casas com crianças até 6 anos vivenciaram algum dos níveis de insegurança alimentar.

Moradores do Complexo do Alemão sofrem de insegurança alimentar

É o que revela estudo do Ibase, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, realizado este ano no complexo de favelas localizado na Zona Norte da capital fluminense.

A socióloga Joice Lima, ex-moradora do Complexo do Alemão e pesquisadora do Ibase, afirma que a pandemia da covid-19 agravou a já difícil condição de sobrevivência de muitas famílias que residem em comunidades, depois que o Brasil voltou para o mapa da fome.

40% das famílias precisaram reduzir a quantidade de consumo de alimentos diário ou a qualidade dos produtos consumidos, como por exemplo, comprando embutidos no lugar da carne fresca. Em mais de 68% das casas com crianças houve compra de produtos de baixo custo para que não faltassem alimentos para os pequenos.11% de famílias relataram que suas crianças ficaram o dia todo sem comer porque não havia dinheiro para comprar comida.  

Joice Lima observa que quando se chega a uma situação de insegurança alimentar grave para crianças é porque os adultos já estão sem alimentação há mais tempo e não encontraram mais nenhuma alternativa para conseguir alimentos.

A pesquisadora avalia que provavelmente esse cenário se repete em outras comunidades e deverá ser apontado em novos estudos que serão divulgados, por serem territórios semelhantes, nos quais há uma dificuldade de acesso aos direitos básicos, principalmente, o acesso à alimentação. 

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 17/10/2023 20:50:07. Última edição: 17/10/2023 20:50:07

Tags: Insegurança Alimentar Complexo Do Alemão Famílias

Leia também:

Rio define este ano empresa que vai elaborar ampliação do metrô

Rio define este ano empresa que vai elaborar ampliação do metrô

Escolhida ficará responsável pela análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois novos trechos.

Operação na Bahia prende sete líderes de facção criminosa

Operação na Bahia prende sete líderes de facção criminosa

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, criminosos são acusados de ataques a rivais e envolvimento com tráfico de drogas e armas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi