Fundação Palmares dá posse a João Jorge, ativista do movimento negro
Ao tomar posse, o advogado João Jorge Rodrigues disse que pretende fazer renascer a entidade com a volta da proteção e a promoção da cultura afro-brasileira
Ela tinha 73 anos e era graduada em enfermagem
A escritora e militante negra Alzira Rufino morreu na noite dessa quarta-feira (26), em Santos. Ela tinha 73 anos de idade e será cremada sem velório às 14h de hoje, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. Ela deixa a companheira Urivany Carvalho.
Graduada em enfermagem, fundou em 1990 a Casa de Cultura Mulher Negra, em Santos, no litoral paulista. O espaço oferecia acolhimento, com apoio psicológico e jurídico, às vítimas de preconceito racial e violência doméstica. A organização foi responsável também pela revista Eparrei!, que tinha Alzira como editora.
Como poeta e contista, Alzira participou de algumas edições dos Cadernos Negros, organizados pela editora Quilombhoje. Em 1988, lançou o livro de poemas Eu, mulher negra, resisto.
Foi autora de diversos ensaios, como Mulher negra, uma perspectiva histórica (1987) e O poder muda de mãos, não de cor (1996).
Em 2014, recebeu a medalha Ruth Cardoso, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
*Matéria atualizada às 16h20 para correção de informação sobre o local da morte da escritora.
Por Daniel Mello* - Repórter da Agência Brasil - São Paulo Atualizado em 27/04/2023 - 16:20 / Edição: Kleber Sampaio - 27/04/2023 17:12:36. Última edição: 27/04/2023 17:12:36
Tags: Alzira Rufino São Paulo
Ao tomar posse, o advogado João Jorge Rodrigues disse que pretende fazer renascer a entidade com a volta da proteção e a promoção da cultura afro-brasileira
Organizadores também querem pressionar o prefeito Eduardo Paes a receber camelôs e ambulantes, conforme ele havia prometido em campanha eleitoral, em 2020.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.