Geral

Morre idosa yanomami, com desnutrição grave, que teve foto divulgada

Associação Yanomami confirmou a morte e trouxe outro alerta: para que as fotos da idosa parem de ser publicadas

O grave estado de saúde e de desnutrição que atinge indígenas da etnia Yanomami levou mais uma vida: desta vez uma idosa que aparece, em fotos que circulam nas redes sociais, magra e desnutrida, não resistiu.

A morte ocorreu um dia após a visita do presidente Lula e a comitiva ministerial ao estado de Roraima, onde está parte da Terra Indígena Yanomami.

Por lá, o governo anunciou ações emergenciais para combater o problema. A ida de Lula ocorreu após o Ministério da Saúde enviar equipes para avaliar a situação dos Yanomami. 

Desde então, circulam pelas redes sociais, diversas imagens que denunciam a grave situação de desnutrição e doenças dos indígenas, principalmente as crianças. Entre as fotos, está a idosa que acabou falecendo.

Nas redes sociais, a URIHI - Associação Yanomami confirmou a morte e trouxe outro alerta: para que as fotos da idosa parem de ser publicadas, em respeito a uma tradição da etnia. Segundo o apelo da entidade, na cultura Yanomami, o nome da pessoa que morre não é mais pronunciado, os pertences são queimados e imagens não podem mais ser divulgadas.

A morte da mulher idosa é mais uma consequência da grave crise humanitária vivida pela etnia da maior Terra Indígena do país. E afeta, principalmente, as crianças. Segundo o governo federal, 570 delas morreram nos últimos quatro anos: de fome ou por doenças evitáveis.

Somente em quatro dias, entre 24 e 27 de dezembro do ano passado, a desnutrição, malária e fome levaram a vida de TRÊS pequenos Yanomami. Cerca de CINCO MIL crianças da região estão desnutridas.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web) - 23/01/2023 21:15:14. Última edição: 23/01/2023 21:15:14

Tags: Yanomami Desnutrição Roraima

Leia também:

Anestesista colombiano é indiciado por estupro de vulnerável no Rio

Anestesista colombiano é indiciado por estupro de vulnerável no Rio

A Polícia Civil concluiu o inquérito relacionado ao médico Andres Eduardo Oñate Carrillo, de 32 anos, preso na semana passada. Foi solicitada à Justiça a conversão da prisão temporária em preventiva.

Em São Paulo, exposição sobre línguas indígenas ganha versão virtual

Em São Paulo, exposição sobre línguas indígenas ganha versão virtual

O Museu da Língua Portuguesa passa a disponibilizar uma versão virtual da mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que aborda as línguas e culturas indígenas do Brasil.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi