Geral

Morre indígena de 15 anos violentada no Amapá

O caso ocorreu na quarta-feira na cidade de Oiapoque

Vítima de violência sexual no extremo norte do país, a adolescente indígena karipuna Maria Clara Batista morreu neste domingo (17). Aos 15 anos, ela estava internada em estado grave em um hospital de Caiena, capital da Guiana Francesa, para onde foi levada após agravamento do seu quadro clínico.

Morre indígena de 15 anos violentada no Amapá

A morte foi confirmada em nota divulgada pelo Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO). A entidade prestou solidariedade aos familiares e denunciou que Maria Clara veio a óbito "após ser vítima de um crime bárbaro onde pedimos justiça".

O caso ocorreu na quarta-feira (13) na cidade de Oiapoque, no Amapá. A indígena foi abusada e afogada na lama, em uma área de pântano. Após o crime, ela conseguiu deixar o local e procurar ajuda. Ao analisar câmeras de segurança, a polícias Civil e Militar prenderam em flagrante Cláudio Roberto da Silva Ferreira, de 43 anos. Ele é acusado de estupro e tentativa de homicídio.

"Através do trabalho de inteligência, localizamos o acusado, que estava em uma embarcação pesqueira próximo ao oceano, em direção ao estado do Pará. Interceptamos o barco e prendemos o indivíduo", explicou o delegado Charles Corrêa em nota divulgada pela Polícia Civil do Amapá.

No dia seguinte, a prisão em flagrante do homem foi convertida em prisão preventiva. Ainda de acordo com a nota divulgada pela Polícia Civil, ele também é acusado de ser o autor de um outro estupro ocorrido no ano passado e ainda responde por furto.

A condição de saúde da adolescente se agravou porque, ao ingerir lama, ela contraiu uma infecção pulmonar. A indígena precisou ser intubada ainda no hospital do município de Oiapoque, sendo posteriormente transferida para Caiena. 

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Aécio Amado - 17/09/2023 17:35:07. Última edição: 17/09/2023 17:35:07

Tags: Morre Indígena Vítima De Violência Sexual

Leia também:

PF prende hacker que teria atacado sistema do TRF3

PF prende hacker que teria atacado sistema do TRF3

O nome do criminoso não foi revelado pela PF. O órgão informou que ele foi condenado a pena de 9 anos de prisão pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público.

Amigos e familiares velam menina Heloisa, baleada no feriado

Amigos e familiares velam menina Heloisa, baleada no feriado

Ela foi alvejada na cabeça e no pescoço enquanto passeava com a família e ficou internada oito dias no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi