Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional disse que falta ao país criar o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, o que está sendo feito mediante parceria com uma universidade.
Atanásio Teixeira estava com a saúde debilitada
Morreu na madrugada de hoje (18), o líder espiritual do povo Guarani-Kaiowá, o xamã Atanásio Teixeira, em Mato Grosso do Sul. Atanásio era um dos mais conhecidos ñanderus (rezadores) do seu povo e também fundador da Aty Guasu (grande reunião), assembleia geral em que os indígenas se organizaram para tratar da recuperação dos territórios kaiowá e guarani em Mato Grosso do Sul.
Nascido em 1922, Atanásio era chamado de ñamoi (avô), por lideranças e rezadores de diferentes comunidades kaiowá, por conhecer as mais variadas técnicas ligadas ao xamanismo kaiowá.
Em sua página em uma rede social, o movimento Kuñangue Aty Guasu, assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá de Mato Gosso do Sul, disse que nos últimos dias Atanásio vinha sentindo muitas dores no estômago e que sua saúde física ficou bastante debilitada,
“Nessa madrugada o vovõ/Ñamoi Atanásio Teixeira ancestralizou. Uma passagem difícil que marca a nossa caminhada, seu Atana descansou desse mundo físico. A família Kuñangue Aty Guasu tem acompanhado as tantas partidas e tragédias acontecendo em nossos territórios nas últimas semanas, e como filhas da grande Jary Guasu seguimos de luto em luta pelas(os) que se foram, por nós e pelas(os) que virão! Que Jary Guasu e ñande Ramõi o receba de volta na Ongusu Guasu. Descanse Ñamoī Atana!”, escreveu.
Em 2021, Atanásio publicou seu primeiro livro com rezas tradicionais dos povos originários. O "Cantos dos animais primordiais" apresenta 26 histórias de aves e outros animais da mata, acompanhados pelos cantos "guahu", os chamados "cantos míticos" que cantam a história dos Guarani-Kaiowá desde o princípio dos tempos.
O pedagogo e antropólogo, Tonico Benites, indígena avá kaiowá, que estuda a conflitos entre a educação escolar oficial introduzida nas aldeias e a educação tradicional realizada pelas famílias extensas ava kaiowá e também a violência contra as famílias indígenas do povo Guarani-Kaiowá, no sul Mato Grosso do Sul, lamentou o falecimento de Atanásio e disse à Agência Brasil que o fato representa grande perda para o povo.
“Hoje ocorreu essa grande perda. Uma liderança religiosa muito importante, que era suporte do povo que defendia, protegia a língua, a tradição, a cultura, todo nosso conhecimento”, disse Benites.
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís / Edição: Maria Claudia - 18/04/2023 16:55:06. Última edição: 18/04/2023 16:55:06
Tags: Líder Espiritual Guarani-Kaiowá Xamã Atanásio Teixeira Mato Grosso Do Sul
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional disse que falta ao país criar o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, o que está sendo feito mediante parceria com uma universidade.
“Os visitantes passarão por uma aula de história e da memória política do Rio de Janeiro", disse Fernanda Figueiredo, diretora do Departamento de Cultura da Alerj.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.