Geral

Mortes no litoral de SP mostram falhas na comunicação para prevenção

Mensagens do poder público em tom genérico e pouco precisas, comprometem a saída de forma emergencial dos locais de risco, segundo professor Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP, Pedro Luiz Côrtes.

As 65 mortes ocorridas no litoral norte de São Paulo nas fortes chuvas que atingiram a região no carnaval evidenciaram algumas falhas na comunicação e prevenção de desastres à população. Essa foi a avaliação do professor do Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP, Pedro Luiz Côrtes.

Apesar do Cemaden e Inmet terem feito alertas 24 horas antes sobre as chuvas houve falhas na forma de comunicação à população, pois o SMS só foi enviado para quem se cadastrou previamente, o que é a minoria da população. Para o professor Pedro Luiz Côrtes também faltou clareza na mensagem.

Pedro Côrtes também sugeriu, para evitar maiores perdas nos próximos eventos climáticos extremos, o envio de SMS para a população independente dela estar cadastrada no sistema de alertas. Outra medida proposta por ele é usar a policia rodoviária federal para comunicar os viajantes da situação climática do local

Procurado, o Ministério do Desenvolvimento Regional enviou nota afirmando que para dezembro de 2023 prevê melhorias no sistema de envio de alertas. Entre elas,  o envio das mensagens sem depender do cadastro prévio, alarme com envio sonoro mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso e envio de mensagens considerando a geolocalização do aparelho. A pasta lembrou ainda que os alertas também são feitos por outros aplicativos de mensagem como o Telegram,  Whatsapp e nos serviços de TV por assinatura.

Lembrando que atualmente para se cadastrar no serviço de alertas da defesa civil é necessário enviar um SMS com o CEP de sua região para o 40199.

Com produção de Lucineia Marques.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 27/02/2023 14:25:08. Última edição: 27/02/2023 14:25:08

Tags: Chuvas Litoral Norte São Sebastião Alrames Defesa Civil Comunicação

Leia também:

Anatel libera sinal 5G para mais 347 municípios

Anatel libera sinal 5G para mais 347 municípios

Prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Anatel licenciamento e ativação de estações de 5G nos municípios. Prazo obedece a cronograma da agência.

Definição de presidências das comissões permanentes ainda não tem data

Na Câmara, a disputa principal é pela Comissão de Constituição e Justiça. Já no Senado, o PL está de olho na Comissão de Infraestrutura.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi