Operação da polícia deixa ao menos 9 mortos no Rio de Janeiro
Equipes do Bope foram atacadas a tiros por indivíduos armados. Houve confronto e 11 suspeitos foram socorridos no HGV, também na Penha, nove deles não resistiram.
As mortes ocorreram em Salvador, no município de Camaçari, localizado na região metropolitana e em Itatim, distante em mais de 200 km da capital.
O Ministério Público da Bahia vai apurar as circunstâncias de pelo menos 19 mortes durante ações policiais registradas entre os dias 28 e 31 de julho no estado. As mortes ocorreram em Salvador, no município de Camaçari, localizado na região metropolitana e em Itatim, distante em mais de 200 km da capital.
As investigações serão conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública do Ministério Público da Bahia, criado em junho de 2021 para atuar também no controle externo da atividade policial no estado. O MP baiano informou que vai acompanhar o andamento dos inquéritos policiais instaurados na Polícia Civil para apuração dos fatos.
Na última sexta-feira (28), sete homens morreram ao trocar tiros com a polícia, em Camaçari. Todos tinham ligação com o tráfico e segundo a polícia se programavam para atacar um grupo rival. No domingo, 30 de julho, oito pessoas, seis homens e duas mulheres, foram mortas em Itatim. De acordo com a PM cinco eram foragidos. Durante a ação foram apreendidas armas que eram exibidas nas redes sociais.
No dia 31 de julho foi a vez de Salvador registrar quatro mortes envolvendo a polícia baiana. Quatro suspeitos morreram em troca de tiros com os policiais no bairro Cosme de Farias ao serem flagrados traficando drogas. Todos chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiram aos ferimentos. Com este grupo, foram encontrados pistolas, munições, drogas e uma metralhadora. Três unidades escolares da rede municipal chegaram a suspender as aulas por causa da ocorrência.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia destacou que os casos de mortes envolvendo intervenção policial tiveram redução de 58% no primeiro semestre de 2023 no estado, mas não comentou sobre o andamento dos inquéritos internos de apuração dos casos e da cooperação com o Ministério Público.
* Com produção de Dayana Vitor.
Agência Brasil / Por Madson Euler* - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 02/08/2023 13:55:03. Última edição: 02/08/2023 13:55:03
Tags: Mortes Na Bahia
Equipes do Bope foram atacadas a tiros por indivíduos armados. Houve confronto e 11 suspeitos foram socorridos no HGV, também na Penha, nove deles não resistiram.
Informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, é o evento mais violento da Baixada desde os Crimes de Maio, em 2006.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.