Geral

MP vai atuar para extinguir contrato de linhas privatizadas da CPTM

Pela manhã, mais um trem operado pela Via Mobilidade descarrilou

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) informou nesta quinta-feira (30) que encerrou todas as negociações de acordos com a Via Mobilidade - empresa vencedora da concessão das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - e decidiu "tomar as providências necessárias" para a extinção do contrato de privatização.

MP vai atuar para extinguir contrato de linhas privatizadas da CPTM
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

De acordo com o promotor de Justiça Silvio Marques, as ações do MP não podem ser detalhadas agora e serão conhecidas em até 15 dias. "Encerramos as negociações com a empresa, não vamos assinar qualquer tipo de acordo com a Via Mobilidade, porque nós já tivemos muitas conversas e eles disseram que iam resolver os problemas e não resolveram", disse.

"Em função disso, em função também do descarrilamento ocorrido hoje, outra alternativa não resta, portanto, a não ser deixar as negociações com a empresa e, infelizmente, vamos ter que tomar as providências necessárias visando à extinção desse contrato", acrescentou, em entrevista coletiva na sede do MP, no centro da capital paulista.

Na manhã de hoje, mais um trem operado pela Via Mobilidade descarrilou, dessa vez nas proximidades da estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Não houve feridos. De acordo com o MP, esse foi o sexto descarrilamento desde que a Via Mobilidade, do Grupo CCR, assumiu a operação das linhas, em janeiro de 2022. Segundo funcionários ouvidos pelo órgão, no entanto, outros quatro episódios podem ter ocorrido sem divulgação, o que totalizaria dez descarrilamentos no período.

Matéria em atualização  

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Juliana Andrade - 30/03/2023 18:10:24. Última edição: 30/03/2023 18:10:24

Tags: Ministério Público São Paulo Privatização Via Mobilidade CPTM

Leia também:

Lideranças rejeitam ida de senadores ao Território Yanomami

O que preocupa os indígenas é a presença de parlamentares da oposição, que tendem a defender interesses da mineração, em comissão organizada para a visita.

Professores seguem mobilizados pelo cumprimento do piso nacional

O novo piso nacional dos professores reajustado em janeiro passado pelo Ministério da Educação segue mobilizando a categoria em vários estados. Em Recife, os alunos da Rede Municipal de Educação acordaram nesta quinta-feira (30) sem aulas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi