Geral

MPF investiga invasão de missionários em terra indígena no Pará

Procurador acionou Polícia Federal para investigar denúncia

O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncia de que missionários não autorizados estão se organizando para ingressar na Terra Indígena Zo’é, na primeira semana deste mês. A área fica no município de Óbidos, no Pará, com cerca de 671 mil hectares e foi homologada em dezembro de 2009

De acordo com a denúncia, apresentada pela Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, ligada à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), indígenas Tiriyó da Aldeia Boca do Marapi relataram ter visto grupo de cinco ou seis missionários de Roraima, junto com alguns indígenas, indo em direção ao Rio Erepecuru, por onde passa o acesso à Terra Indígena Zo’é.

Diante do caso, o procurador da República em Santarém/Itaituba Gustavo Alcântara, solicitou que a Polícia Federal em Santarém investigue a possibilidade de invasão. Ele também pediu à Funai mais informações sobre a identidade dos missionários.  

“A possível investida por missionários, não autorizadas pela Funai e pelos Zo'é, é elemento de altíssimo risco à integridade territorial e à saúde coletiva do grupo”, alerta o procurador, em nota do MPF. Alcântara acrescenta que o contato não autorizado é o principal fator para epidemias e genocídio contra os povos indígenas.

Por Agência Brasil* - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 01/06/2023 19:10:10. Última edição: 01/06/2023 19:10:10

Tags: Invasão Missionários Terra Indígena Zo'é

Leia também:

PF realiza operação para combater fraude contra a Caixa Econômica

As investigações indicaram a realização de fraudes por meio de acessos indevidos em contas da Caixa Econômica Federal, que teriam sido hackeadas pelos criminosos com o intuito de desviar valores para contas de laranjas.

Polícia prende empresário acusado de lavar dinheiro para a milícia

42 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Os agentes apreenderam diversos veículos, armas, joias e documentos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi