Geral

MPRJ vai investigar mortes em operação no Complexo da Penha

No confronto com traficantes, dez homens morreram e cinco ficaram feridos, entre eles dois policiais. Já como parte do procedimento investigatório criminal, um perito legista do MP acompanhou, nessa quinta-feira (3), a necropsia dos corpos no Instituto Médico Legal.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai investigar as circunstâncias das mortes ocorridas durante a operação da Polícia Militar no Complexo da Penha, na zona norte da capital fluminense, na última quarta-feira (2).  

No confronto com traficantes, dez homens morreram e cinco ficaram feridos, entre eles dois policiais. 

Já como parte do procedimento investigatório criminal, um perito legista do MP acompanhou, nessa quinta-feira (3), a necropsia dos corpos no Instituto Médico Legal. 

De acordo com o Ministério Público, a apuração tramita em sigilo e foi instaurada diante da necessidade de realização de uma investigação independente, em casos de mortes por intervenção das forças de segurança do estado, como determina a Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Supremo Tribunal Federal. 

O MP disponibiliza um serviço de atendimento 24 horas para receber denúncias de possíveis casos de violência e abusos de autoridade, cometidos durante operações policiais em comunidades no estado do Rio de Janeiro.  

De acordo com a Polícia Militar, a operação no Complexo da Penha teve o objetivo de localizar e prender integrantes de facções criminosas e foi feita após monitoramento do Setor de Inteligência, que indicou que ocorreria uma reunião de lideranças desses grupos na região. 

Os agentes foram atacados por indivíduos armados e as mortes dos suspeitos de envolvimento com o tráfico ocorreram em confronto. 

Durante a operação, foram apreendidos sete fuzis, munições e granadas. 

Dezesseis escolas públicas da região foram impactadas e quase três mil alunos ficaram sem aulas. 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 04/08/2023 12:05:05. Última edição: 04/08/2023 12:05:05

Tags: Complexo Da Penha

Leia também:

Balas perdidas: oito foram atingidos em ações policiais em julho no RJ

Municípios mais atingidos foram São João de Meriti, São Gonçalo e Duque de Caxias. Das 11 vítimas de balas perdidas, quatro morreram, diz coordenador do Fogo Cruzado no Rio.

Força Nacional de Segurança atuará em São Félix do Xingu no Pará

Força Nacional de Segurança atuará em São Félix do Xingu no Pará

Agentes vão atuar na Comunidade Divino Pai Eterno, com 10,3 mil hectares de área pública, onde há mais de 15 anos moradores sofrem conflitos por disputa pela posse de terras.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi