Geral

MPSP vai apurar responsabilidade de gestores em tragédia em SP

Já foram identificados sete corpos e liberados para o sepultamento

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou, por meio de nota, que vai apurar a eventual responsabilidade dos gestores locais na potencialização dos danos causados pelas chuvas intensas que atingiram o litoral norte de São Paulo nos últimos dias. Entre os pontos que serão apurados está a falta de iniciativas na remoção de moradores de áreas de risco. De acordo com o governo do estado, as fortes chuvas causaram, até o momento, 46 óbitos. Há 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

MPSP vai apurar responsabilidade de gestores em tragédia em SP
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

“Esta Procuradoria-Geral de Justiça fará publicar aviso orientando os membros da instituição a reverterem os recursos obtidos por intermédio dos Acordos de Não Persecução Penal para os fundos de solidariedade destinados a este tipo de despesa. Vale ainda ressaltar que será apurada eventual responsabilidade dos gestores locais na potencialização dos efeitos das precipitações pluviométricas, mediante a falta de iniciativas na remoção de moradores de áreas de risco”, diz a nota publicada nesse sábado (20).

Segundo o MP, os promotores de Justiça das comarcas afetadas estão atuando com as autoridades visando acelerar a concretização das medidas em favor dos desabrigados e desalojados.

Já foram identificados sete corpos e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças. Os trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) disponibilizou o Disque 100, opção 2, para receber comunicações de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no litoral sul do estado de São Paulo, nos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Guarujá, Bertioga e Ilhabela.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís / Edição: Claudia Felczak - 21/02/2023 17:00:06. Última edição: 21/02/2023 17:00:06

Tags: Chuvas São Paulo São Sebastião

Leia também:

Desfiles de blocos e escolas no Rio já geraram 466,2 toneladas de lixo

Desfiles de blocos e escolas no Rio já geraram 466,2 toneladas de lixo

Desde o dia 28 de janeiro, quando já havia algumas manifestações pré-carnavalescas, o Programa Lixo Zero já aplicou 926 multas, sendo 269 por descarte inadequado de pequenos resíduos.

Defesa Civil tem mapa de mais de 4 milhões morando em áreas de risco

Defesa Civil tem mapa de mais de 4 milhões morando em áreas de risco

Ministro Waldez Góes disse que desde quinta-feira (16), devido aos alertas de chuva, a Defesa Civil teve reuniões com autoridades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi