Geral

MST cobra metas de assentamento para famílias pelo Governo Federal

Movimento estima que 60mil famílias vivem em acampamentos improvisados

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobrou, nesta terça-feira (11), metas de assentamento de famílias pelo governo federal. O MST estima que 60 mil famílias estão vivendo hoje em acampamentos improvisados.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação do MST, afirmou que o desafio é acolher as famílias que aguardam há mais de 10 anos pelo assentamento.

O MST também pede ampliação emergencial do financiamento para produção no campo. Uma outra crítica é a atual política econômica do Banco Central.

O movimento ainda cobrou a mudança dos superintendentes do INCRA para implementação da reforma agrária. Em Alagoas, na segunda-feira (10), o MST ocupou a sede da autarquia para pressionar pela saída do superintendente estadual César Lira.

João Paulo diz que o governo mudou e os dirigentes do INCRA precisam mudar também.

Anunciada pelo MST, a jornada Abril Vermelho não terá como foco a ocupação de terra. Neste ano, 16 já ocorreram. No ano passado, foram 40 no total.

O movimento focará sua jornada em marchas, atos e denúncias de trabalho escravo no campo. A jornada, organizada historicamente pelo MST, promove ações para lembrar do Massacre de Eldorado de Carajás, no Pará, em 1996. Na ocasião, 21 camponeses foram mortos por uma operação da Polícia Militar de desocupação de terra.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano - Pedro Lacerda - 11/04/2023 21:25:04. Última edição: 11/04/2023 21:25:04

Tags: MST Reforma Agrária

Leia também:

Rio registra aumento de quase 80% das vítimas de bala perdida

De 1º de janeiro a 10 de abril deste ano, 52 pessoas foram vítimas de balas perdidas na região metropolitana da capital carioca, 79% mais que no mesmo período do ano passado.

Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

Fundada em 11 de abril de 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, parte da região administrativa de Madureira, zona norte do Rio, agremiação coleciona 22 títulos do carnaval carioca.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi