Geral

Museu fará mostra imersiva sobre Capela Sistina e Michelangelo em SP

A exposição no MIS terá início no dia 28 de janeiro

A maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos do artista Michelangelo (1475-1564), uma das obras mais famosas da história da arte mundial, chega neste mês de janeiro ao MIS Experience, em São Paulo. A partir do dia 28 de janeiro, o espaço vai apresentar a mostra Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina - A Exposição em São Paulo, uma grandiosa experiência imersiva, com projeções no teto e nas paredes do espaço. A atração fica em cartaz até o dia 30 de abril.

Com mil metros quadrados e 14 salas expositivas, a exposição convida o público a entrar na Capela Sistina sem precisar viajar até o Vaticano. A sala que será dedicada à imersão contará com recursos de animação e sonorização para promover um mergulho do visitante nas obras de Michelangelo. Cada grupo de afrescos criado pelo pintor renascentista italiano serão detalhados para o público que visitar a mostra.

A Capela Sistina é uma das capelas do Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano, onde está localizada a residência oficial do Papa. Ela fica dentro dos Museus do Vaticano e é considerada uma das maravilhas do Renascimento: sua fama se deve principalmente pela decoração em afrescos, em particular os da abóboda e o da parede atrás do altar com o Juízo Final, que foram pintadas por Michelangelo entre 1508 e 1512 e, depois, entre 1536 e 1541. Na Capela Sistina há também obras de outros grandes artistas como Sandro Botticelli.

Além da reprodução dos afrescos pintados por Michelangelo, a mostra apresenta ainda curiosidades sobre a Capela Sistina, além de uma reprodução do ateliê do artista renascentista, com manuscritos, réplicas de esculturas e desenhos. As réplicas das esculturas, entre elas, a Madonna de Bruges, foram produzidas em Florença, na Itália e homologadas por instituições italianas.

O espaço reserva ainda uma sessão dedicada ao Conclave, a reunião dos cardeais para a escolha de um novo Papa, e uma réplica da chave da Capela Sistina, que foi trazida diretamente do Vaticano. A curadoria é de Luiz Cesar Marques Filho.

Os ingressos para a mostra começaram a ser vendidos desde ontem (5) pelo site. Crianças até sete anos de idade terão entrada gratuita. A entrada também será gratuita às terças-feiras.

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Valéria Aguiar - 08/01/2023 11:50:15. Última edição: 08/01/2023 11:50:15

Tags: Capela Sistina Michelangelo MIS Exposição Museu Do Vaticano

Leia também:

RJ: Bombeiros abrem inscrições para "Projeto Botinho"

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro está de volta com mais uma edição do Projeto Botinho 2023, tradicional e maior colônia de férias da América Latina promovida em 29 praias do estado.

Caminhos da Reportagem mostra goiaba brasileira que ganhou o mundo

Caminhos da Reportagem mostra goiaba brasileira que ganhou o mundo

Programa vai mostrar quais são os diferenciais da goiaba, as histórias dos produtores e as belezas, aventuras e delícias gastronômicas da região produtora da fruta.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi