Geral

Museu Histórico Nacional guarda relíquias da independência do Brasil

Entre as peças, está a moeda de ouro de 6.400 réis, cunhada para a coroação de Dom Pedro I. O historiador Milton Teixeira explica que foram fabricadas poucas unidades pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro porque não havia ouro suficiente.

O Rio de Janeiro, que foi a capital do Império do Brasil, guarda algumas relíquias dos primeiros anos como país independente. Entre prédios, peças e documentos históricos, a cidade preserva alguns itens que ajudam a contar a história. O Museu Histórico Nacional guarda um acervo riquíssimo de peças e documentos do período da independência do Brasil. Entre as relíquias, está a moeda de ouro de 6.400 réis, cunhada para a coroação de Dom Pedro I. O historiador Milton Teixeira explica que foram fabricadas poucas unidades pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro porque não havia ouro suficiente. Ainda segundo o historiador, a moeda não chegou a entrar em circulação porque Dom Pedro I não aprovou o resultado.

Museu Histórico Nacional guarda relíquias da independência do Brasil

A moeda que está em exposição é uma réplica, enquanto o Museu Histórico Nacional mantém a original guardada. Os visitantes da parte aberta ao público podem ver artigos como a louça da independência e retratos do imperador do Brasil. O museu também guarda documentos da época, incluindo a ata da aclamação de Dom Pedro I, em 12 de outubro de 1822, como detalha o historiador Milton Teixeira.

Também faz parte do acervo a Constituição do Império do Brasil, de 1824, que foi a primeira e mais duradoura da nossa história. A Carta Magna foi imposta por Dom Pedro I após um golpe, no qual dissolveu a Assembleia Constituinte convocada em 1822 e prendeu opositores.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto\Aline Cordeiro - 07/09/2023 14:00:09. Última edição: 07/09/2023 14:00:09

Tags: Museu Histórico Nacional Independência Do Brasil Rio De Janeiro

Leia também:

Kayky Brito tem resposta satisfatória ao tratamento, diz hospital

Kayky Brito tem resposta satisfatória ao tratamento, diz hospital

Ator foi submetido a cirurgias para a fixação de fratura na pelve e no braço direito na segunda-feira. Kayky foi diagnosticado com politraumatismo e traumatismo craniano.

Com o tema

Com o tema "Democracia, Soberania e União", desfile atrai 50 mil no DF

A programação começou por volta das 9h; mas para garantir um bom lugar, muita gente chegou cedo. Alguns já estavam marcando lugar nas arquibancadas desde as 6h.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi