Geral

Na Itália só se seguir a receita original pode ser chamado de panetone

Mas, na Itália, onde surgiram as primeiras versões dessa sobremesa tradicional de fim de ano, um bolo não pode ser chamado de panetone se não seguir a receita original. É lei.

Natal é sinônimo de panetone mesmo né? Mas, como a gente sabe, a maioria das pessoas prefere a iguaria recheada de chocolate, avelã ou trufas... A versão tradicional de frutas cristalizadas parece não agradar mais... Mas, na Itália, onde surgiram as primeiras versões dessa sobremesa tradicional de fim de ano, um bolo não pode ser chamado de panetone se não seguir a receita original. É lei. Há uma portaria ministerial com os requisitos necessários para a iguaria ser batizada como um panetone mesmo. É o que explica Vivi Lavratti, professora de cozinha.

Vivi conta que existem algumas lendas sobre a origem do panetone, mas não se sabe ao certo como foi feita a primeira receita do alimento. O que se tem notícia é que ele surgiu na Itália, lá pelos anos de 1400. Originalmente, era um bolo mais baixo, com uma cruz no meio e, claro, a massa com sabor clássico e recheada de frutas cristalizadas e uva passa. A chef destaca que o preparo do panetone é trabalhoso e lento, demorando até 3 dias para massa ficar pronta. Vivi explica que a versão orginal é, sem dúvida, a mais saborosa.

De acordo com uma pesquisa da Kantar, de setembro de 2022, as vendas do panetone entre novembro de 2021 e janeiro deste ano  cresceram quase 25% se compradas ao período anterior, o que representa que o tradicional bolo natalino entrou em mais de 7 milhões de novos lares.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - undefined / Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde - 24/12/2022 09:50:03. Última edição: 24/12/2022 09:50:03

Tags: Natal Panetone

Leia também:

Censo aéreo confirma recuperação da população de baleias jubarte

Censo aéreo confirma recuperação da população de baleias jubarte

Em 2022, foram recuperadas 25 mil baleias jubarte, número comparável ao total existente há 200 anos, quando havia de 27 mil a 30 mil mamíferos da espécie em águas brasileiras.

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de maio

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de maio

Genivaldo Santos morreu asfixiado no bagageiro de uma viatura, durante abordagem de policiais rodoviários federais na BR-101, em Sergipe. A PRF afastou os envolvidos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi