Não Se Engane #04 desmente fakes sobre doações no RS e 07/09 em BH
O Não Se Engane é uma iniciativa de checagem da EBC
Nesta semana, o Não Se Engane verifica duas mensagens que circularam viralizaram na internet nesta semana. Uma delas surgiu em um vídeo no qual uma mulher acusa o presidente Lula de reter as doações feitas na cidade de Lajeado (RS). A alegação foi desmentida pelo prefeito da cidade, pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Comunicação do governo federal e até pela própria mulher.
Confira desmentido sobre Leite Nan no HU e micro-ondas
Não Se Engane desmente fakes sobre Embraer e Pix
Desmentimos fakes sobre vacinas e ameaça a cristãos
A outra história falsa, que veio por meio de uma sugestão de espectador, está em uma mensagem que aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão no 7 de setembro de 2023 em Belo Horizonte. O vídeo que viralizou é, na realidade, antigo.
Escute no Player acima e assista no vídeo abaixo:
O Não Se Engane vai ao ar todas as sextas-feiras no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, e será publicado todas segundas-feiras na Radioagência Nacional, no Spotify e no YouTube da TV Brasil.
Você pode participar do Não Se Engane enviando a sua sugestão de assunto a ser checado para as redes sociais da EBC: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Você também pode enviar um e-mail para [email protected]. Para aparecer no Não Se Engane, você pode enviar seu vídeo ou seu áudio perguntando se um assunto é verdadeiro ou falso.
Idealização, roteiro e apresentação: Edgard Matsuki Apoio à produção: Simone Magalhães Coordenação de projeto: Beatriz Arcoverde e Cintia Vargas
Assista a outros episódios do Não Se Engane
Agência Brasil / Por Edgard Matsuki - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - 18/09/2023 19:15:09. Última edição: 18/09/2023 19:15:09
Para o ministro do Supremo, o comparecimento deve ser opcional. Caso decida ir à comissão, Crivelatti deverá ter direito ao silêncio garantido, de ser assistido pelo advogado e de não sofrer constrangimentos morais e físicos.
Para Ministério das Mulheres, comportamento não deve ser normalizado e deve ser combatido com o rigor da lei. Para a UNE, o desrespeito e a objetificação das mulheres são inaceitáveis.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.
Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi