Geral

Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além da queda de árvores.

A prefeitura de Natal decretou situação de emergência por 90 dias nas áreas afetadas pelas chuvas que castigaram a capital do Rio Grande do Norte, nesta semana.  

Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira determina que a Secretaria Municipal de Governo passa a coordenar todos os órgãos na resposta ao desastre. E prevê a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação. Em caso de risco, autoridades e agentes de defesa civil têm autorização para entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a saída dos ocupantes. 

Ficam dispensados de licitação os contratos para obras de recuperação, desde que sejam concluídas em seis meses. Nesta quarta-feira, a prefeitura de Natal retomou os serviços de saúde. 

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além de queda de árvores. O volume de chuva foi equivalente a 11 vezes a média histórica para o mês de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. 

O Corpo de Bombeiros Militar acionou todo o efetivo de busca e salvamento do Norte, que estava de folga, para atender mais de 100 ocorrências na Grande Natal. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas e, muitas outras, desalojadas, explicou a secretária de planejamento, Joanna Guerra. 

As fortes chuvas também atingiram o interior. Em Brejinho, região agreste, a chuva chegou a 320 mm. Isso é mais da metade do que choveu em todo este ano até agora. 

Segundo meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária potiguar, a dimensão da chuva não foi detectada por nenhum sistema de previsão e foi causada pela formação de nuvens incomuns em áreas equatoriais e litorâneas. A previsão do tempo até sábado é de céu parcialmente nublado com chuvas em quase todo o Rio Grande do Norte.  

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 29/11/2023 17:45:09. Última edição: 29/11/2023 17:45:09

Tags: Natal Chuvas Situação De Emergência

Leia também:

Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa

Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa

O relatório da comissão da CPI dos Atos Antidemocráticos foi lido nesta quarta-feira (29) e pediu o indiciamento de mais de 130 pessoas por envolvimento nos ataques à sede da Polícia Federal e nas invasões às sedes dos Três Poderes.

Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

No primeiro ano do programa Manuel Querino, 60 mil vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema Nacional de Emprego e 40 mil, por universidades e institutos federais.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi