Chuvas provocam cheias, alagamentos e deslizamentos no estado do Rio
Abastecimento de água de 13 bairros da capital também foi prejudicado. A cidade do Rio de Janeiro segue em Estágio de Mobilização devido aos registros de chuva contínua.
A capital do país tem 22 localidades sujeitas a fenômenos como enxurrada, erosão, deslizamentos e inundação.
Cerca de 2,1 mil moradores do Distrito Federal vivem em áreas de risco geológico. A capital do país tem 22 localidades sujeitas a fenômenos como enxurrada, erosão, deslizamentos e inundação. O mapeamento foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil, com apoio da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das Administrações Regionais.
O chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Tiago Antonelli, afirma que as áreas de risco foram classificadas de acordo com o perigo que elas representam.
Das 22 áreas mapeadas no Distrito Federal, 20 são de alto risco e outras duas de risco muito alto. Elas estão distribuídas em oito das 33 regiões administrativas do DF. As regiões com a maior quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade são Planaltina, Sobradinho 2 e Riacho Fundo 1. Juntas, elas concentram mais da metade da população que vive em área de risco. De acordo com o relatório, esses problemas são consequências da ocupação desordenada.
Quase todas as localidades analisadas apresentam movimentos como deslizamento de terra e acomodação do solo. É comum encontrar casas e apartamentos com trincas e rachaduras no piso e na parede, e muros que ficaram tortos, como se tivessem uma barriga.
Tiago Antonelli, do Serviço Geológico do Brasil, aponta que as pancadas de chuva, muito comuns nessa época do ano, são os principais fatores de risco para alterações no solo.
No total, 525 imóveis estão em áreas de risco no Distrito Federal. Se você perceber algum sinal de deslizamento de solo ou de desabamento de estrutura, como um prédio ou uma casa, ligue gratuitamente para a Defesa Civil, no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.
*Com produção de Joana Lima
Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 08/01/2023 08:40:05. Última edição: 08/01/2023 08:40:05
Tags: Risco Geológico
Abastecimento de água de 13 bairros da capital também foi prejudicado. A cidade do Rio de Janeiro segue em Estágio de Mobilização devido aos registros de chuva contínua.
Em Niterói, na região metropolitana do Rio, três casas desabaram na comunidade de Igrejinha.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.